Deus fala através de sonhos?

/uploads/posts/Deus fala através de sonhos?

"Pastor, ultimamente eu tenho sonhado muito com coisas relacionadas ao mundo espiritual. Alguns dizem que é uma mensagem de Deus, outros falam que é coisa do meu inconsciente. Estou entrando em pânico. Afinal de contas, Deus fala com a gente através de sonhos?"

R: Os sonhos são umas das coisas mais fantásticas que existem, mas ao mesmo tempo, são tão complexos que até mesmo os estudiosos não têm uma definição exata sobre o significado deles. Já na questão espiritual, a Bíblia mostra diversos homens que receberam mensagens e profecias de Deus através de sonhos. Veja alguns exemplos:

. José sonhou com o sol, a luz e onze estrelas que significavam que, futuramente ele governaria sobre seu pai e seus irmãos mais velhos (Gênesis 37:9)

. Jacó sonhou com uma escada onde os anjos do Senhor subiam e desciam. No local onde teve a revelação, ele edificou um altar e o chamou de Betel - casa de Deus (Gênesis 28:12)

. Paulo sonhou com um rapaz clamando por ajuda e entendeu que Deus estava lhe chamando para pregar a Palavra na Macedônia (Atos 16:9)

. Daniel interpretou o sonho do rei Nabucodonosor sobre os impérios do mundo e o fim do governo do homem (Daniel 5).

Certa vez, Deus explicou para o profeta Jeremias (Jr 23:28) que o sonho comum deve ser contado apenas como sonho, mas que a visão dada por Ele (também através de sonhos) deve ser dita como Palavra do Senhor. No entanto, é muito complicado discernir o sonho de uma mensagem enviada por Deus através dele. Por isso, acredito que devemos fazer algumas considerações para ficarmos mais esclarecidos sobre este assunto:

1) Deus ainda fala através de sonhos

Em primeiro lugar, precisamos entender que não há nenhuma passagem na Bíblia que mostra que Deus não pode falar com alguém através de um sonho. É claro que a revelação infalível de Deus está na Palavra (Bíblia) e é nela que devemos direcionar as nossas vidas. Contudo, o Senhor pode sim, falar de forma específica com quem Ele escolher e Ele sempre faz isso.

2) Nem todo sonho é mensagem de Deus

Mas também não há nenhuma passagem na Bíblia que mostra que Deus falava por sonhos com todo mundo e o tempo todo. As revelações e profecias vindas do Pai por meio de sonhos eram uma exceção, não uma regra. Não acontecia toda noite, mas sim em ocasiões especiais, assim como a aparição de anjos.

Por isso, a maioria dos sonhos que nós temos são apenas criações da mente, sem nenhuma ligação com o mundo espiritual. Nosso cérebro pode usar nossas ansiedades, medos, desejos, traumas, experiências e outros sentimentos para criar diversos tipos de sonhos - e isso é comprovado pela ciência! Por isso, não devemos dar tanta importância aos sonhos, pois a maioria não tem nenhuma ligação com mensagens de Deus. Por exemplo: se você comer bastante antes de dormir, poderá ter pesadelos, já que a comida acelera o metabolismo e manda sinais para o cérebro para que ele fique mais ativo. Se você estiver muito ansioso(a), cansado(a) e preocupado(a), certamente irá ter uma noite intensa de sonhos. que são descargas do inconsciente para que você acorde mais descansado.

3) Se baseie na Palavra de Deus

Talvez você está lendo esta mensagem porque sonhou com algo e acha que pode ser um sinal ou revelação de Deus. Com isso, a melhor forma de saber é verificando se o seu sonho não está em desacordo com a Palavra de Deus. Em seguida, ore e reflita sobre ele, ao invés de ficar se preocupando. Mas, caso você sonhe com algo ruim relacionado a alguém ou a você, repreenda o mal em nome de Jesus. Pode ser que Deus esteja te alertando e contando com a sua intercessão.

4) Deus não é um Deus de confusão

Existem sonhos que não fazem nenhum sentido, ou seja, que por mais que tentemos, não conseguimos encontrar nenhum significado neles. Nesses casos, devemos seguir em frente e entregar tudo nas mãos do Senhor, pois Ele não é um Deus de confusão (1 Coríntios 14:33). Se algo vier do Pai para você, seja através de sonhos ou de qualquer outra forma, Ele fará com que você entenda claramente a mensagem no tempo certo. Espero que essas observações tenham te ajudado. Deus te abençoe!

LEIA TAMBÉM:
Como saber qual é a vontade de Deus?
Os sonhos de Deus jamais vão morrer

Deus nunca te levará para um caminho errado

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados