Os sonhos de Deus jamais vão morrer

/uploads/posts/Os sonhos de Deus jamais vão morrer

"Oi, pastor. Desde pequena eu sempre ajudei na obra de Deus. Eu participava de todos eventos da igreja e ajudava quem precisava, mas o tempo passou e eu casei, tive filhos e hoje não sinto mais que Deus tem sonhos para a minha vida. É como se uma voz dissesse que eu não sou digna de estar na presença Dele. Estou muito triste."

R: Olá, minha irmã. Antes de te responder, gostaria que você lesse com atenção esse trecho do Salmo 139:

"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!" (Salmos 139:13-17).

Deus nos criou com um propósito: conhecê-Lo e torná-Lo conhecido. No entanto, a vida coloca uma série de empecilhos e problemas para nos atrapalhar nesta missão. E, geralmente nessas situações, o inimigo aponta os nossos pecados, tentando nos convencer de que somos incapazes e indignos de servir a Deus. O problema é que, muitas vezes, nós acabamos caindo na conversa dele.

Isso que você me contou é uma armadilha de Satanás para te enganar! Jesus disse que ele veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). E que "ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44). O diabo é inimigo de Deus e, consequentemente, nosso inimigo, pois ele sabe que Deus tem planos maravilhosos para a nossa vida, e principalmente, a vida eterna através de Jesus.

Então, minha irmã, você precisa saber que as promessas de Deus são reais e vão se cumprir em sua vida, independentemente do fato de você ser pecadora; pois todos nós somos. É muito importante que você entenda também que os seus sentimentos nem sempre estão corretos, pois as emoções nos enganam (Jeremias 17:9), e a única forma de você vencer esta batalha, é tomando posse do que a Bíblia diz a seu respeito. A Palavra de Deus é comparada a uma espada que atinge o nosso interior e nos mostra quem realmente nós somos. Veja:

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).

Essa passagem mostra que a Bíblia é capaz de dividir alma e espírito, ou seja, ela nos ajuda a diferenciar o que é espiritual daquilo que não passa de emoção. Por isso, não dê atenção aos seus sentimentos, mas creia no que a Palavra diz sobre você, e ela declara que você é mais que vencedora (Romanos 8:37) e que Deus terminará a boa obra que Ele começou em você! (Filipenses 1:6)

A Bíblia conta muitas histórias de mulheres e homens que, mesmo sendo falhos e fracos, cumpriram os planos de Deus de forma poderosa. O interessante é que todos eles pecaram, passaram por momentos difíceis, pensaram em desistir. Mas, mesmo assim não desistiram dos sonhos de Deus e fizeram a diferença na sua geração. Veja alguns exemplos:

JOSÉ

José recebeu a promessa de que um dia ocuparia uma posição de autoridade, mas acabou sendo jogado em um poço pelos irmãos e em seguida foi vendido como escravo. Ele foi levado ao Egito e chegou a ser preso injustamente. Porém, Deus não é homem para mentir e, no tempo certo, Ele cumpriu o sonho que havia colocado no coração daquele rapaz:

"Por isso o faraó lhes perguntou: ‘Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?’ Disse, pois, o faraó a José: ‘Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você’. E o faraó prosseguiu: ‘Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito’" (Gênesis 41:38-41).

MOISÉS

Moisés tinha sérios problemas de baixa autoestima e chegou a dizer a Deus que não era ninguém e que não poderia libertar o seu povo da escravidão no Egito. Deus, porém, lhe respondeu: "Eu estarei com você" (Êxodo 3:12). Ele, então, decidiu confiar no Senhor e libertou Israel.

ANA

Ana era estéril e, por isso, era humilhada diariamente pela outra mulher de seu marido. Até que um dia, depois de clamar e chorar aos pés do Senhor, Ele atendeu a sua oração e realizou o Seu sonho na vida dela. "Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "Eu o pedi ao Senhor" (1 Samuel 1:20).

MARIA

Maria parecia ser uma jovem comum, sem um grande propósito na vida. Porém, o sonho de Deus para a vida dela, era muito maior do que ela poderia imaginar. A missão dessa moça? Ser a mãe de Jesus!

"No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: ‘Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!’ Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus’" (Lucas 1:26-31).

Percebeu como Deus opera milagres? Viu como Ele capacita pessoas comuns para realizarem os Seus sonhos? O Senhor é o mesmo ontem, hoje e sempre. O que Ele fez no passado com José, Moisés, Ana, Maria e tantos outros, também vai fazer com você! Ele jamais te abandonará e jamais vai desistir de cumprir os sonhos Dele em sua vida! Espero que você se inspire nessas pessoas, tão humanas quanto você e eu, para não desistir dos sonhos de Deus. E quando o inimigo te disser que você não é digna de ser usada por Deus, deixe ele falando sozinho e volte seus olhos para Aquele que nunca irá mentir para você, nem deixar de cumprir uma promessa sequer em sua vida. Os sonhos de Deus jamais vão morrer!

LEIA TAMBÉM:
Sonhe e espere o tempo de Deus
Por que não sinto mais a presença de Deus?
Vença o medo com a ajuda de Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados