Como escolher a igreja certa (5 características)

ASSISTA NO YOUTUBE ► Como escolher a igreja certa (5 características)

No passado, as pessoas costumavam dizer aos recém-convertidos para procurarem a igreja mais perto de sua casa para congregar. Eram tempos em que existiam muitas igrejas sérias, verdadeiramente comprometidas com a Palavra de Deus. Porém, hoje, devido ao crescimento do neopentecostalismo e de diversas seitas disfarçadas de instituições cristãs, não é mais possível fazer esse tipo de recomendação.

E por causa dessa dificuldade, muitas pessoas têm me procurado pessoalmente e em minhas redes sociais com a seguinte pergunta: “pastor, como eu posso encontrar uma boa igreja? Qual é a igreja certa?” Pois bem, diante disso, preparei uma lista com alguns pontos muito importantes, pois hoje não basta a igreja ser perto da sua casa; é preciso levar em conta uma série de critérios que veremos a partir de agora:

1) A igreja certa tem: DOUTRINA

Entre todos os critérios, a doutrina é o mais importante no momento de se escolher uma boa igreja, pois é ela que vai determinar se você está em uma verdadeira instituição cristã ou em uma seita. Quando se fala em seita, logo imaginamos um grupo de pessoas que adora Satanás e sacrifica animais para fazer rituais. Mas a definição cristã para seita é um grupo religioso que nega um ou mais fundamentos da Bíblia. Ou seja, seita é um grupo que diz ser cristão, mas nega alguma verdade essencial do cristianismo bíblico.

Infelizmente, por mais que esse critério seja importante, muitos o têm ignorado. Existem igrejas que pregam a teologia da prosperidade e a salvação pelas obras, contrariando a Palavra de Deus e explorando as pessoas. Então, fuja desse tipo de igreja! No livro de Tito 1:9 lemos que o líder da igreja deve priorizar o ensino correto das Escrituras: “e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela” (Tito 1:9) .

2) A igreja certa tem: LIDERANÇA

Depois da doutrina, esse é o critério mais importante a ser analisado quando você estiver procurando uma igreja para congregar. Não que você tenha que procurar o pastor perfeito - isso não existe e você ficará frustrado e terá a sua fé abalada se pensar assim. Mas é preciso prestar atenção se esse líder possui as características que a Bíblia aponta. Veja:

“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo” (1 Timóteo 3:2-7).

Ou seja, o que um pastor faz, precisa falar muito mais alto do que suas palavras.

3) A igreja certa tem: ORGANIZAÇÃO

Uma igreja organizada é uma igreja saudável. Você não precisa congregar em uma igreja com capacidade para centenas ou milhares de pessoas, mas precisa estar em um local organizado. Mas o que significa uma igreja organizada? Um fator importante nesse sentido é ver se a igreja possui departamentos, como os de crianças, adolescentes, de mulheres, de homens, de estudos bíblicos, evangelismo, intercessão, etc. Não importa o tamanho desses departamentos, e sim se eles trabalham de forma correta. Outra questão que você precisa analisar é como a igreja prepara seus obreiros e pastores, afinal, são eles quem tem a missão de servir e administrar a casa de Deus.

4) A igreja certa tem: RECEPTIVIDADE

Esse critério é que determina o nível de amor da igreja por aqueles que estão procurando um lugar para se aproximar de Deus. Infelizmente, existem igrejas que só recebem bem pessoas que se vestem com boas roupas e aparentam ter riquezas, descumprindo o que o apóstolo Tiago disse:

“Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: ‘Você, fique de pé ali’, ou: ‘Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés’, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?” (Tiago 2:1-4).

Em muitas igrejas, se você for rico, terá privilégios, mas o pastor, por medo de perder seu dízimo, não te exortará quando for preciso e isso prejudicará sua vida espiritual. Se você for pobre, será ignorado e terá dificuldades para, por exemplo, assumir cargos na igreja. Ser visitado, então, nem pensar. Nesse tipo de igreja só ricos são visitados.

5) A igreja certa tem: VISÃO

Uma igreja sem visão é uma igreja sem propósitos. E uma igreja sem propósitos é uma igreja que não cumpre a vontade de Deus. Sendo assim, reflita bem se ela é um bom lugar para você freqüentar. Uma boa igreja precisa realizar e incentivar missões e outras obras sociais que levem o Evangelho de Jesus às pessoas que ainda não O conhecem, e não ser um clube social que serve apenas para entreter seus membros. Eu conheço igrejas que fazem churrascos, chás e até bingos com o único objetivo de “divertir” seus membros e não pedem nenhuma oferta para ajudar em missões. Igrejas assim não são boas para congregar.

CONCLUSÃO

Esses são alguns critérios para você escolher uma boa igreja para congregar, mas para saber se uma igreja atende a esses critérios, você precisa visitá-la algumas vezes, pois certas coisas só começam a aparecer com o tempo. Visite várias igrejas antes de escolher uma e peça direção a Deus para que te conduza à igreja que Ele quer que você esteja. Só não fique pulando de galho em galho, pois, assim, você não vai parar em lugar nenhum. Acredito que de 3 a 6 meses seja o tempo ideal para fazer essa avaliação.

LEIA TAMBÉM:
Esboços para pregações
5 desculpas para não ir à igreja
Lidando com os problemas da igreja

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados