O que eu faço para ter mais paciência?

Mensagens evangelicas

O que eu faço para ter mais paciência?

Anúncios

"Pastor, se eu tivesse que fazer uma lista dos meus defeitos, o primeiro seria a falta de paciência. Eu queria ser mais calma, mas parece que tudo me tira do sério, principalmente quando lido com pessoas da minha família. Será que nunca vou mudar? A Bíblia fala alguma coisa sobre isso?"

R: Sim, a Bíblia fala sobre a falta de paciência e as coisas ruins que ela pode trazer, mas também fala dos benefícios de você ser uma pessoa paciente. Veja: "A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo" (Provérbios 14:29 Ntlh).

Mas por que a falta de paciência nos prejudica tanto? Porque ela atrapalha as 3 áreas da nossa vida: física, emocional e espiritual, além de prejudicar os nossos relacionamentos. A falta de paciência pode se transformar facilmente em raiva ou violência, e isto é o oposto do que Deus planeja para nós. A Bíblia diz: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22-23)

Você já se perguntou quando é que você mais fica nervosa? Talvez seja quando você está atrasada para um compromisso ou alguém te deixa esperando por muito tempo. Quando as coisas não saem do seu jeito e você perde o controle da situação também pode fazer com que você perca a calma. Mas, na maioria das vezes, a falta de paciência está relacionada com os outros. Quando convivemos com pessoas muito diferentes de nós, isso nos irrita porque queremos que elas sejam como nós. Ou quando elas têm os mesmos defeitos nossos e gostaríamos que fossem diferentes. Mas se não podemos fazer nada para mudá-las, por que perdemos a paz? Não seria melhor mudar a nós mesmos? Eu sei que é mais fácil falar do que praticar, mas devemos entender que as pessoas só nos tiram do sério porque nós deixamos!

A Bíblia diz que devemos proteger o nosso coração mais do que qualquer outra coisa (Provérbios 4:23) e Jesus nos deu o exemplo de que, se estivermos em comunhão com o Pai, conseguimos vencer tudo! Então saiba que, mesmo que tudo esteja difícil, Deus ainda continua no controle! Por isso ore e entregue a Ele tudo que rouba a sua paz. A Bíblia diz:

"Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:5-7)

A paciência não é algo que podemos gerar por nós mesmos. Nós precisamos de Deus para termos calma e paciência. Alguma vez você já orou sobre isso? Você já falou para Deus sobre o quanto você é impaciente? Já pediu para Ele fazer de você uma pessoa mais calma? Ele quer te ajudar! Entregue toda sua vida e emoções nas mãos de Deus e Ele te fará cada dia mais parecida com Cristo.

LEIA TAMBÉM:
Como vencer a raiva e o ódio

Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa
Você tem ficado muito estressado?
Por que alguns cristãos vivem tristes?

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas