Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa

/uploads/posts/Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa

"Pastor, há um tempo atrás, algumas pessoas em quem eu confiava, fizeram uma grande injustiça comigo e não estou conseguindo perdoar. Todos os dias eu tento liberar perdão, mas a dor que sinto é muito grande. Por favor me ajude."

R: Assim como você, muitas pessoas gostariam de ter mais facilidade em perdoar os outros. Como não conseguem, elas sofrem muito por carregar a mágoa no coração. A medicina já comprovou que grande parte das doenças são resultado de problemas na alma, como a ansiedade, depressão e principalmente a falta de perdão. Eu sei que é mais falar do que praticar, mas eu mesmo já perdoei pessoas que traíram minha confiança e posso dizer com certeza que é possível fazer isso. Eu não esqueci o que fizeram comigo, mas já não sinto a dor, pois cicatrizou. Por isso quero te mostrar três passos baseados na Palavra de Deus, que se você obedecer, conseguirá perdoar e ter uma vida melhor:

1) Decida perdoar

Você nunca irá perdoar alguém se você esperar "sentir vontade" de perdoar. Decida obedecer a Bíblia que diz que devemos perdoar aos outros, se quisermos ser perdoados por Deus (Leia Mateus 6:12-15). Resista ao diabo com firmeza quando ele tentar lançar pensamentos ruins na sua mente e tome a decisão de perdoar . Assim Deus irá curar as suas emoções no tempo certo (Jó 5:17,18).

2) Dependa de Deus

Você não conseguirá perdoar sem o poder do Espírito Santo. É muito difícil perdoar no próprio esforço. Se você realmente está disposto, Deus irá te ajudar, mas você precisa se humilhar e clamar a Ele por ajuda. Em João 20:22-23 Jesus soprou sobre os discípulos e disse: "Recebam o Espírito Santo!" Em seguida Ele deu a instrução para eles sempre perdoarem os outros. Da mesma forma, peça a Deus para que Ele te encha do Espírito Santo, para que você possa perdoar aqueles que te machucaram.

3) Obedeça a Deus

A Bíblia deixa claro o que devemos fazer para perdoar aqueles que nos feriram:

a) Ame os seus inimigos e ore por eles - Jesus disse em Lucas 6:27-28 que não devemos guardar nenhum sentimento ruim no coração, antes, devemos orar por aqueles que nos odeiam e que fizeram injustiça contra nós; pois com isso, Deus pode revelar a eles o que fizeram de errado. Pode ser que eles nem saibam que causaram mal a você, ou talvez nem perceberam, pois estão tão preocupados consigo mesmos, que não se importam com nada. De qualquer forma, eles precisam da revelação de Deus e da Sua misericórdia, assim como nós precisamos todos os dias.

b) Abençoe... e não amaldiçoe - Em Romanos 12:14 está escrito que devemos abençoar os que nos perseguem, e não amaldiçoá-los! A palavra abençoar, no grego, significa "falar bem" e amaldiçoar significa "falar mal de". Ou seja, você não pode perdoar e continuar fazendo fofoca da pessoa. Eu sei que é difícil, mas você precisa parar de ficar repetindo o que essas pessoas fez. Você não vai conseguir superar, se continuar contando para os outros sobre o que aconteceu. Em Provérbios 17:9 está escrito que aquele que cobre uma ofensa, procura o amor.

Por isso, siga estes três passos e você conseguirá perdoar e ficar livre da mágoa. Muitas vezes, Satanás irá usa as pessoas para te atingir, pois ele quer destruir não somente o outro, mas você também. Jesus disse que "ele veio somente para roubar, matar e destruir" (João 10:10). Porém, se você escolher perdoar e orar por quem te feriu, você estará quebrando as armadilhas que o inimigo estava planejando. Lembre-se: O amor sempre é a sua melhor arma!

"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados" (1 Pedro 4:8).

LEIA TAMBÉM:
5 verdades sobre o perdão
Devemos amar quem nos odeia?

Como perdoar a si mesmo
Deus de segunda chance
Como vencer o sentimento de rejeição

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados