Pague o mal com o bem

/uploads/posts/Pague o mal com o bem

A Bíblia diz que todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa por causa da desobediência a Deus por meio de Adão e Eva (Romanos 3:23). Por causa disso, temos uma tendência para pecar e fazer o que é mal. Quando uma pessoa faz algo que nos aborrece, logo ficamos com raiva e queremos brigar ou discutir com ela. Quando alguém nos faz mal, é comum termos a vontade de "pagar na mesma moeda". Infelizmente essa é a nossa natureza e, por mais que a gente tente ser uma boa pessoa, nunca estaremos livres de tropeçar no pecado. No entanto, o apóstolo Paulo nos desafia a sermos guiados por Deus em todas nossas atitudes, para assim vencermos o mal:

"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor. Pelo contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele’. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" (Romanos 12:17-21).

É claro que, mesmo que tenhamos entregado nossa vida a Jesus, isso não nos tornará 100% santos a ponto de nunca mais pecarmos e sentirmos raiva de alguém. Não podemos nos iludir, pois, como eu disse antes, nossa natureza é pecaminosa. Eu conheço pessoas que abandonaram a fé por acreditar que nunca mais poderiam falhar; e não é isso que Deus quer! Eu cometo pecados, você comete e Paulo também cometia pecados. Na verdade, ele diz para nos esforçarmos ao máximo para que o nosso velho "eu" seja deixado para trás, pois só assim daremos um bom testemunho cristão e agradaremos a Deus.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).

Deus não espera que você e eu sejamos perfeitos como Jesus foi; isso é impossível. Mas Ele nos deu o Espírito Santo, para que, por meio dEle consigamos seguir o exemplo de Jesus. Em Lucas 10:27 Ele nos deu o mandamento de amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, e quando obedecemos essa ordem, vencemos toda forma de maldade. Por isso, quando alguém te desejar o mal, deseje a ela o bem; quando alguém te fizer algum ruim, retribua com o bem; troque o sentimento de vingança pelo perdão e se o seu inimigo precisar de ajuda, estenda a sua mão.

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem" (Mateus 5:43-44).

Pode parecer impossível tomar essas atitudes, mas, se nós realmente nascemos de novo, Ele nos ajudará a tomá-las. Por isso, irmãos, vamos oferecer a outra face. Não vamos revidar! Tenhamos paciência, humildade e amor, sempre nos lembrando que se Deus nos perdoou, quem somos nós para não perdoarmos alguém? Em Efésios 4:31,32 está escrito:

"Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo".

O que as pessoas vão pensar, se pagarmos o mal com o bem? Não importa. O importante é o que Deus quer de nós. Ele transformou o nosso coração e agora somos chamados para iluminar a vida das pessoas, sejam quem for:

"Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor" (Efésios 5:8-10).

Vivemos em um mundo mal, cheio de pecados e cada vez mais as pessoas estão com ódio e egoísmo no coração. Mas o Senhor nos chama para sermos diferentes, para espalhar o Seu amor. Vivemos dias de guerras que só acabarão quando Jesus voltar. Então, até lá, devemos permanecer firmes para lutar "vestidos de toda a armadura de Deus, para ficarmos firmes contra as ciladas do inimigo" (Efésios 6:11). O inimigo trabalha na área do "desespero" e muitas vezes ele usará pessoas para tentar roubar a sua paz e te ferir emocionalmente, mas se você buscar a Deus e pagar o mal com o bem, nada poderá te atingir!

LEIA TAMBÉM:
O amor de Deus nunca falha
Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa
A luta da carne x Espírito
Devemos amar quem nos odeia?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados