Descubra o propósito de Deus para sua vida

/uploads/posts/Descubra o propósito de Deus para sua vida

"Olá pastor, tudo bem? Estou na igreja há cinco anos, mas ainda não sei ao certo o que Deus quer de mim. Como posso saber qual é o propósito de Deus para a minha vida? Quero servir, ter autoridade espiritual, mas não sei como. Por favor, me ajude!"

R: Quando Deus criou o ser humano, Ele o fez para ser íntimo dEle e ter uma vida com propósito. Manter um relacionamento com Deus significa conviver com Ele diariamente. Ou seja, devemos deixar o Senhor fazer parte da nossa rotina diária, tornando-se amigo Dele. "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança" (Salmos 25:14).

Para descobrir o propósito de Deus para sua vida, você precisa buscar um relacionamento profundo com Ele. Veja o que o profeta Elias disse ao rei Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra" (1 Reis 17:1).

Essas palavras de Elias não vieram de um relacionamento superficial, mas de uma verdadeira intimidade com Deus. Muitas vezes nós queremos ter autoridade espiritual, sem renunciar o pecado e nossas próprias vontades. Mas isso é impossível. Elias tinha essa comunhão com Deus e isso fez com que ele tivesse plena certeza de seu chamado como profeta. Essa certeza de que ele estava fazendo a coisa certa, lhe deu a autoridade espiritual para dizer: "Não vai chover!" (Leia: Como ter autoridade espiritual)

Da mesma forma, as suas palavras não trarão resultados se você não tiver o costume de falar com Deus. Muitas pessoas falam coisas que não devem, fazem fofocas, falam palavras maliciosas e depois profetizam as bênçãos de Deus, como se tudo fosse a mesma coisa. Veja o que a Bíblia diz:

"Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce" (Tiago 3:9-12).

Se você apenas determinar a bênção, Deus vai fazer? Não. É preciso ter intimidade com o Senhor e entender que a vontade dEle será feita, e não a sua. Se você quer descobrir o propósito de Deus e ser uma pessoa realizada naquilo que faz, você deve buscar a santidade em cada área de sua vida. Vou citar três coisas que nos ajudam a desenvolver uma comunhão profunda com o Senhor:

A primeira é a oração: "Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo" (Judas 1:20). O cristão desenvolve o seu relacionamento com Deus pela fé, orando durante o seu dia e antes das decisões que precisa tomar.

Outra forma de nos aproximarmos de Deus é o jejum. A Bíblia deixa claro, em várias passagens, que o jejum e a oração andam juntos, porque o jejum é uma disciplina que nos dá mais vontade de orar e nos santificar. Veja algumas passagens: "E então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite" (Lucas 2:37); "Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram" (Atos 13:3); "Ele respondeu: ‘Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum’" (Marcos 9:29).

A leitura da Palavra de Deus e a meditação nela também são muitos importantes para entendermos qual é o propósito de Deus para nossa vida. Por exemplo: Em Romanos 8:29 diz que o propósito de Deus principal aqui na Terra é ter uma família cheia de irmãos semelhantes ao Seu Filho Jesus. Veja: "Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos". Com isso, sabemos que tudo o que acontece em nossa vida tem este propósito: nos fazer mais parecidos com Jesus.

Então, meu irmão, busque esse relacionamento com Deus e tenho certeza que você começará a perceber Deus agindo e realizando os propósitos dEle na sua vida!

LEIA TAMBÉM:
O pecado atrapalha nossas orações
Como saber qual é a vontade de Deus
O poder da língua