O pecado atrapalha nossas orações

/uploads/posts/O pecado atrapalha nossas orações

"Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada" (1 João 3:21-22).

Praticamente todos os dias eu escuto pessoas dizerem que Deus não responde suas orações. Eu acredito que isso acontece por diversos motivos: pode ser que elas estejam pedindo de forma errada; ou porque o Senhor quer ensinar algo enquanto elas esperam; porque Ele tem algo muito melhor para dar; ou porque a pessoa se distanciou dEle. A Palavra de Deus diz que "os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro" (Salmos 34:15) e que "...Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade" (João 9:31).

Todos nós somos pecadores e isso não é novidade para ninguém. Mas sabemos também que Deus, por causa de Sua infinita misericórdia, nos chama para viver ao Seu lado, buscando a santificação. Isso, porém, não significa que não vamos pecar nunca mais! Nossa natureza é pecaminosa e se não vigiarmos, isso vai acontecer. E é nesse sentido que devemos tomar cuidado, pois se o pecado virar um hábito, acabará nos escravizando e nos afastando de Deus. O pecado deve ser apenas um “"acidente"” na vida do cristão.

Deus está sempre aberto a ouvir e atender as nossas orações, mas nós também temos que fazer a nossa parte, que é "obedecer a Sua Palavra e fazer o que Lhe agrada", ou seja, sermos justos e buscarmos andar sempre nos caminhos de Deus. Somente assim conseguiremos fazer uma oração "poderosa e eficaz" (Tiago 5:16).

Todavia, a Bíblia também alerta que "se guardarmos o pecado no coração, o Senhor não nos ouvirá" (Salmos 66:18). Ou seja: o pecado pode ser o motivo pelo qual o Pai não escuta a nossa oração. A Palavra ainda diz: "Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá" (Isaías 59:1-2).

Isso quer dizer que, enquanto escolhermos viver em meio ao pecado e, por consequência, longe de Deus, Ele vai escolher não nos atender. Por exemplo: Muitos casamentos vivem em conflitos e muitas orações não são respondidas por Deus, porque o marido ou a esposa trata o outro com desprezo e falta de educação. Veja o que a Bíblia diz:

"Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações" (1 Pedro 3:7).

Por isso, marido, não adianta orar, ir em vigílias e clamar a Deus, se você não assumir seu papel de esposo carinhoso, fiel e amoroso. Você deve reconciliar com sua esposa e pedir perdão a ela antes de falar com Deus. A melhor coisa que você pode fazer é orar junto com sua esposa. Casais que oram juntos, ficam mais íntimos e crescem na vida espiritual. Se você percebe que suas orações "não passam do teto", a única coisa que o Senhor quer ouvir da sua boca é a confissão e o pedido de perdão. Se você fizer isso, você voltará a ter comunhão com Deus, e Ele voltará a ouvir suas orações, respondendo de acordo com a Sua vontade.

Lembre-se que Deus sempre está com Seus ouvidos inclinados para nós, mas quando o pecado nos domina, ele nos afasta do Senhor e interrompe a nossa relação com o Céu. Se você se arrependeu, não há motivos para pensar que Deus não responde suas orações. Não aceite as acusações do diabo. Tome posse do perdão e creia que Deus está com você. Ele tem prazer em ouvir as orações de um justo (Pv 15:8), ou seja, daquele que, mesmo cometendo erros, reconhece suas falhas e segue firme no caminho estreito.

LEIA TAMBÉM:
Como aumentar minha fé em Deus
Qual a forma certa de falar com Deus
A oração poderosa de Jesus
A oração do justo move a mão de Deus
Pequei contra Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados