Por que alguns cristãos vivem tristes?

/uploads/posts/Por que alguns cristãos vivem tristes?

"Pastor, minha tia diz que é evangélica, e eu sei que ela é, mas ultimamente ela só reclama da vida e parece que nunca está feliz com nada. Até minha família brinca dizendo que a única coisa que a deixa feliz é reclamar. Por que ela está assim? Os crentes não deviam estar sempre alegres?"

R: Sim, todos que andam com Jesus são felizes e uma das razões é porque eles sabem que esta vida (cheia de problemas) não é o seu verdadeiro lar, mas sim na eternidade com Cristo. Por isso devemos viver pela fé e sempre com a esperança em Deus. A Bíblia diz: "Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé Nele, temos paz com Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.” (Romanos 5:1,2)

Porém, mesmo com esta esperança, muitos não conseguem permanecer alegres. Acredito que muitos de nós conhecemos pessoas assim, e realmente não é fácil ficar perto delas. Mas devemos olhar para a raiz do problema e tentar descobrir por que elas estão assim. Não podemos julgá-las sem conhecê-las. Sua tia deve estar assim, porque talvez ela já tenha experimentado muita infelicidade na vida, e mesmo que Deus já a tenha abençoado muito, ela acaba olhando para o que está faltando ao invés de focar nas coisas boas que ela tem. Talvez ela foi ferida nas emoções, traída, abandonada, não recebeu carinho dos pais e tantas outras coisas, e agora vive reclamando porque quer atenção, devido à sua carência emocional.

Talvez você nunca descubra porque sua tia está desta forma, mas isso não impede de você orar por ela, pedindo a Deus que a abençoe de tal forma, que ela volte a ser feliz. Peça também para Deus mostrar a ela o que a tem deixado triste. Nunca é tarde para Deus fazer uma obra de restauração. Assim que você tiver oportunidade, fale das coisas boas que Deus tem feito na sua vida e isso poderá despertar nela um desejo de buscar mais a Deus.

Infelizmente a nossa vida nunca será perfeita. Eu também já experimentei momentos de muita tristeza em que eu pensava que nunca voltaria a ser feliz. Eu achava que meus defeitos e pecados nunca fariam Deus me amar. Eu me cansava de tanto querer agradá-Lo e achar que Ele sempre estava triste com minhas atitudes. Mas graças a Deus minha vida mudou. Aprendi a confiar na sua Graça, que é um favor não merecido. Então, sempre quando erro, confesso meu pecado e no mesmo instante tomo posse do perdão. Sei que jamais conseguirei alcançar minha salvação por meu esforço, mas somente pela fé em Jesus. A vontade de Deus é que vivamos pela FÉ e não pelos nossos sentimentos que sempre variam. Quando esperamos Nele, devemos confiar e não reclamar, pois é a esperança que nos dará força para seguir em frente! A Bíblia diz: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis..." (Filipenses 2:14-15)

LEIA TAMBÉM:
O cristão pode procurar um psicólogo?

Mensagens sobre situações de crise
Por que passamos por tribulações?
O que eu faço para ter mais paciência?