O cristão pode procurar um psicólogo?

/uploads/posts/O cristão pode procurar um psicólogo?

"Pastor, estou passando por momentos de muita dificuldade. Meu marido me deixou, eu fiquei desempregada e minha mãe foi diagnosticada com um câncer. Para onde eu olho, só vejo problemas e isso tem me levado à depressão. Procurei ajuda do pastor da minha igreja, mas não sinto que ele possa me ajudar. Comentei com um irmão na fé que estava pensando em procurar ajuda de um psicólogo, mas ele disse que não devo fazer isso, pois eu estaria demonstrando que não tenho fé o suficiente. Ele está certo? O que a Bíblia diz sobre um crente procurar um psicólogo?”

R: É lamentável que em pleno século 21, algumas pessoas ainda acreditem que procurar apoio psicológico seja falta de fé ou um pecado contra Deus. Diante tudo isso que você relatou, quero te dizer que nada te impede de procurar um psicólogo. Aliás, em alguns casos, essa é a melhor opção a se fazer!

"Como você pode afirmar isso com tanta certeza, pastor?", você pode se perguntar. Acontece que nem todos os problemas que passamos em nossa vida estão ligados à área espiritual. É claro que, na igreja, podemos contar com o suporte espiritual de pastores, conselheiros, anciãos, etc. Porém, assim como o nosso corpo físico tem doenças que só os médicos especialistas podem tratar, a nossa mente também tem enfermidades que somente profissionais especializados podem cuidar de uma forma mais eficaz. Resumindo: você acredita que está pecando quando vai ao cardiologista cuidar do seu coração ou a um otorrino quando tem um problema de ouvido ou garganta? Não. Então, por que pecaria ao procurar um psicólogo diante da suspeita de estar com um problema em sua mente?

Ao afirma isso, não estou dizendo que pastores e conselheiros da igreja nada podem fazer nada por você. Não é isso! O que acontece é que, apesar da boa vontade deles, algumas questões da nossa mente não se resolvem apenas na conversa "espiritualizada" e na oração. Não sei se você sabe, mas a depressão pode ser causada por problemas físicos e não apenas emocionais, como por exemplo, quando há um desequilíbrio hormonal e de substâncias importantes para o bom funcionamento do cérebro. E como um pastor será capaz de diagnosticar esse problema se ele não tiver uma formação para tal? Foi para isso que Deus deu ao homem sabedoria e capacidade profissional para ajudar as pessoas que sofrem com essas doenças. E esse é mais um motivo para você procurar um psicólogo.

Sobre aquilo que o seu irmão disse a respeito da sua falta de fé, saiba que muitos cristãos que se consultam com psicólogos são considerados por outros cristãos como pessoas incrédulas. Mas isso não é verdade! Se ir ao psicólogo é falta de fé, ir ao cardiologista também é, concorda? Se a depressão só deve ser curada com oração e aconselhamentos pastorais, então um enfarto ou qualquer outra doença física também deveriam ser. Ou seja, o pensamento dessas pessoas demonstra hipocrisia.

E será que a Bíblia fala alguma coisa sobre o cristão não poder consultar um psicólogo? Claro que não! Inclusive, a Palavra de Deus nos incentiva a buscar conselhos para que sejamos bem sucedidos. E esses conselheiros faziam, naquele tempo, um trabalho muito parecido com o que os psicólogos fazem hoje em dia. Está escrito: "Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito" (Provérbios 15:22). Perceba que, em nenhum momento, o versículo fala que tais conselheiros precisam ser religiosos, mas apenas que eles tenham o objetivo de ajudar quem os procura.

Mas será que o cristão pode escolher qualquer psicólogo?

A resposta é NÃO! Por quê? Porque existem psicólogos que defendem determinadas linhas de pensamentos que não são biblicamente corretas. Então, minha irmã, o ideal é que você procure por psicólogos cristãos, pois eles irão te ajudar com maior base em sua convicção cristã. Porém, você pode se consultar com um profissional que não seja cristão, desde que ele respeite a sua fé e suas escolhas, pois isso faz parte do trabalho dele. Nesse sentido, devemos aplicar aquilo que apóstolo Paulo nos ensina: "julgai todas as coisas, retende o que é bom" (1 Tessalonicenses 5:21). Nesse caso, ter um bom pastor e conselheiro ao seu lado também vai te ajudar na parte espiritual do tratamento, te ajudando a se levantar.

Então, ao procurar um psicólogo, busque referências dele com pessoas conhecidas a fim de achar um bom profissional - seja ele cristão ou não. Isso te ajudará a não ter maiores problemas. E lembre-se: por mais que você trate os problemas de sua mente e melhore sua qualidade de vida, jamais deixe a sua vida espiritual de lado. Uma pessoa feliz é aquela que consegue manter o equilíbrio em todas as áreas da vida. Deus te abençoe.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre vida cristã
Perguntas sobre situações de crise
Por que alguns cristãos vivem tristes?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados