Como reconquistar a confiança perdida

/uploads/posts/Como reconquistar a confiança perdida

Confiança é a base de todo relacionamento saudável e é ela que torna possível a intimidade de um casal. Mas ao mesmo tempo que a confiança pode ser muito forte, ela pode também ser muito frágil. É preciso muito esforço e tempo para construí-la, mas ela pode ser quebrada rapidamente. Quase todos os relacionamentos que estão passando dificuldades, estão com a confiança quebrada, geralmente por causa de alguém que abusou da confiança do outro. Os relacionamentos fortes (principalmente os casamentos) precisam ter uma confiança muito grande, por isso aqui estão algumas maneiras de você construir a confiança no seu relacionamento ou reconquistá-la caso tenha sido perdida:

1) Não guarde segredos

No casamento, os segredos são tão perigosos quanto as mentiras. Você e seu cônjuge precisam conversar sobre todos os assuntos e deixar que cada um saiba da vida do outro. Não converse com alguém que você não gostaria que ele(a) soubesse, não veja sites que você não gostaria que ele(a) visse e não vá a lugares que você não gostaria que ele(a) soubesse. A transparência no relacionamento é vital para construir a confiança.

2) Reconheça a diferença entre perdão e confiança

O perdão e a confiança são duas coisas diferentes. Quando você sofre uma injustiça, você precisa perdoar o que o outro fez, pois só assim Deus perdoará os seus erros (Marcos 11:25). Não estou dizendo que é fácil, mas todos nós pecamos, e o que seria de nós, se o sangue de Jesus não apagasse a nossa culpa? No entanto, você precisa deixar que o outro conquiste a sua confiança aos poucos (por um bom senso). Primeiro você perdoa o que ele(a) fez, em seguida, o caminho estará aberto para a restauração e a reconquista da confiança.

3) Não retribua o mal

Quando somos injustiçados por alguém, geralmente queremos punir quem nos ofendeu. Queremos que o outro sinta a dor que nós sentimos, (pois só quem passa por isso, sabe), mas esse modo de pensar só machuca vocês dois, dificultando ainda mais a confiança. William Shakespeare disse que "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra"  Por isso, quando você for injustiçado em um relacionamento, explique claramente o que você não gostou, o que você não aceita, e mostre a ele(a) como a confiança pode ser reconquistada, mas nunca retribua com o mal.

4) Espere pela restauração da confiança

Quando um braço está quebrado, é preciso colocar um gesso para paralisar os movimentos, até que haja tempo para a cura. Por isso, se você quebrou a confiança de alguém e deseja tê-la de volta, você precisa entender que existe um tempo para a cura. Se coloque no lugar da outra pessoa e a respeite. Talvez seja preciso você abrir mão de certas liberdades e aceitar algumas restrições, para que a confiança volte dia após dia. Essa é a parte mais dolorosa do processo, mas é vital para vocês.

5) Mantenha acesa a chama do amor

A Bíblia diz que devemos amar uns aos outros, pois "o amor cobre uma multidão de pecados" (1 Pedro 4:8). Eu gosto muito desta questão do amor ser forte o bastante para cobrir nossas imperfeições e preencher as feridas que ficaram no coração. Por isso, antes de você terminar um relacionamento (caso esteja pensando nisso), analise bem se você ama essa pessoa, pois o amor sempre acredita, suporta, é paciente, não maltrata e não guarda rancor. (1 Coríntios 13:4-7) E acima de tudo busque a Deus, pois Ele é AMOR e quanto mais perto Dele você estiver, mais você receberá amor para curar seu relacionamento.

LEIA TAMBÉM:
Mensagens de casamento
5 verdades sobre o perdão

Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa
Curando as feridas da alma