Aprenda a esperar o tempo de Deus

/uploads/posts/Aprenda a esperar o tempo de Deus

Nós vivemos na geração "fast food", que quer tudo rápido, tudo "para ontem". As pessoas não sabem esperar; não querem esperar. São impacientes e preferem viver em busca de satisfação e prazeres momentâneos do que aguardar por algo melhor, mais duradouro. E não pense que essa pressa está relacionada  apenas aos assuntos desta terra. Muitos de nós exigimos que Deus faça nossas vontades assim que terminamos de orar. Só que esse defeito não é uma exclusividade nossa. A Bíblia conta que o povo de Israel, após atravessar o Mar Vermelho, precisou enfrentar o deserto até chegar à Terra Prometida, porém, eles não souberam esperar o tempo de Deus. Veja:

"O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: ‘Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’" (Êxodo 32:1).

Viu só como as pessoas não aguentam esperar? O povo estava esperando Moisés voltar do monte há 40 dias e, como ele não aparecia, resolveram fazer o que achavam melhor. Eles se reuniram, pegaram as jóias de suas mulheres e fizeram um bezerro de ouro para ser o deus deles. Infelizmente, essa é a tendência humana. Se alguma coisa que estamos esperando demora muito para acontecer, ficamos impacientes e começamos a fazer as coisas do nosso jeito. Na nossa cabeça, é melhor fazer "do jeito que dá", porque não temos paciência para esperar.

Mas existem algumas situações em que nós somos obrigados a passar por um tempo de espera, pois as coisas de Deus não acontecem no nosso tempo, e sim no tempo Dele. Quantos de nós já não vimos Deus "demorar" para atender nossas orações à respeito da nossa vida profissional, sentimental, espiritual, ou qualquer outra coisa? Essa "demora" de Deus é normal e tem que ser assim, pois Ele está trabalhando em nosso caráter. E o que devemos fazer quando o Senhor fica em silêncio diante das nossas necessidades? Devemos tirar nossas próprias conclusões e fazer o que achamos ser a vontade Dele? Ou devemos ficar firmes, em comunhão com Deus, esperando um pouco mais até termos a certeza de qual é a Sua vontade? (Leia: como saber qual é a vontade de Deus)

Quantos de nós já tentamos dar uma "ajudinha" para Deus e acabamos nos dando mal, não é verdade? Então, mesmo que a situação pareça ser de extrema urgência, devemos esperar pelo tempo de Deus e aguardar até que Ele fale conosco ou nos dê uma direção. Caso contrário, podemos pecar e não conseguir mais ouvir a Sua voz. Eu gosto muito de uma música da Cassiane que diz que "quando Ele fica em silêncio, é porque está trabalhando", e é exatamente isso que a Bíblia diz em Isaías 64:4. O que devemos entender é que Deus não está brincando conosco quando não nos responde imediatamente. Da mesma forma que Ele estava trabalhando com Moisés naqueles 40 dias, assim também o Senhor está trabalhando em nossas vidas.

Então, precisamos ser pacientes e aprender a confiar mais no nosso Deus. Não podemos desistir de ouvi-lo só porque a resposta Dele não veio na hora que achamos ser a certa. Não devemos "ajudá-lo" a resolver nossos problemas e, muito menos colocar nossa confiança nas pessoas ou coisas. A Palavra diz que "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor" (Salmos 34:15). Então, com certeza, Ele nos responderá no momento certo. O tempo de Deus é muito melhor que o nosso tempo! "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Salmos 40:1).

O silêncio do Senhor é precioso, pois é durante esse tempo que Ele nos prepara para receber a Sua resposta e nos ensina algo que não poderíamos aprender com as pessoas. Sendo assim, temos que saber aproveitar o melhor dessa espera com muita fé e com a certeza de que a resposta certa virá.

LEIA TAMBÉM:
Deus não está demorando. Ele está caprichando.
Por que Deus demora a responder?
Agradeça a Deus pela demora
Como ser solteiro e feliz

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados