Veja o poder das palavras! (Cuidado com a língua)

ASSISTA NO YOUTUBE ► Veja o poder das palavras! (Cuidado com a língua)

Como cristãos, temos a responsabilidade de darmos um bom testemunho e dizermos somente palavras que vão edificar os outros, pois as pessoas estão observando não apenas o nosso comportamento, mas também aquilo que sai da nossa boca.

O próprio Jesus disse que se você quiser conhecer alguém, preste atenção nas palavras dela, porque a boca fala do que o coração está cheio. Por exemplo, uma pessoa que vive falando mal dos outros, fala muita besteira, palavras indecentes, mostra o quanto o coração dela está afastado de Deus.

E na Bíblia existe um capítulo inteiro nos exortando a tomarmos cuidado com a língua, pois se ela não for usada para o bem, pode destruir a vida de muitas pessoas. Veja o que está escrito:

“A língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno” (Tiago 3:5,6). 

Viu como as palavras são perigosas? Então faça diferente: procure falar muito de Deus, pouco de você e nada dos outros! Se você é uma pessoa que não consegue controlar sua raiva, ansiedade e vive sem paciência, busque falar menos. Fale só o que for necessário e o que for edificar os outros. Quando estiver em um momento difícil, não reclame, pois isso só irá atrapalhar. Em vez disso, confesse palavras vitoriosas baseadas na Palavra de Deus e o seu coração estará protegido do mal.

Quando você estiver reunido com seus amigos e familiares, fique atento para não fazer fofoca, falar mal ou espalhar mentiras sobre alguém, pois isso é pecado. E se você ouvir os outros fazerem isso, tenha coragem de dizer: “Pessoal, vamos mudar de assunto? Essa pessoa no qual vocês estão falando, não está aqui para se defender, então é melhor ficarmos quietos”. E se eles acharem ruim, não se importe, porque no seu coração você saberá que tomou a decisão certa, e é melhor agradar a Deus do que aos homens.

Deus espera que usemos a nossa língua para anunciar o Evangelho, dizer palavras de ânimo, exortar quando for preciso, orar pelas pessoas e aconselhá-las a fazer as escolhas certas na vida. Usar a nossa boca para ser um instrumento de Deus é um grande privilégio, mas só conseguiremos agir assim se orarmos e praticarmos a Palavra de Deus.

Então seja guiado pelo Espírito Santo, pois haverá momentos em que você terá que dizer palavras duras, porém, com amor; haverá momentos em que você deverá falar com mansidão, e também haverá momentos em que você deverá se calar. É por isso que a Bíblia diz que devemos estar sempre prontos para ouvir e demorarmos para falar (Leia Tiago 1:19).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados