Sua esperança está em Deus?

Olá. Tudo bem? É um prazer para mim trazer a Palavra de Deus para o seu coração. E desta vez eu quero te perguntar: como tem sido os seus dias ultimamente? Você tem vivido em meio ao desespero, sem saber como resolver as questões da sua vida? Ou você tem tido esperança de dias melhores? Eu sei que muita gente, hoje, pede a Deus fé... Para que Deus aumente a fé delas. Mas nós raramente pedimos para Deus nos dar esperança. E eu sei que a fé é importante porque nos faz acreditar além daquilo que estamos vendo, mas é a esperança que vai fazer a gente continuar a caminhada com Deus, porque a fé faz com que a gente creia, mas a esperança faz com que a gente mantenha o nosso coração alinhado com Deus até que as promessas dEle se cumpram. Então é muito importante que você tenha esperança, e a Bíblia fala que Deus nos deu uma esperança viva. E eu quero ler isso para você: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1:3)

Deus nos chamou para vivermos com esperança. Mas não uma esperança qualquer, uma esperança viva, de saber que Deus é fiel e que Ele vai nos salvar por meio de Jesus Cristo. Mas muitas pessoas têm esperança de que vão ser felizes lá no céu, na eternidade. Mas elas não conseguem esperar que Deus possa abençoá-las aqui nesta terra ainda. E a promessa de Deus. lá em Romanos 5:17, é que nós, por crermos em Jesus, nós reinaremos em vida e não somente na eternidade. Então essa é a vontade de Deus: que você tenha uma vida abundante. Mas, para isso, você deve ter a sua esperança em Deus e não nas pessoas.

Nós estamos passando um momento muito difícil no Brasil, onde nós perdemos a esperança nos políticos, nas pessoas, nos nossos líderes. E, por isso, o nosso coração fica tão desanimado, descrente. Mas nós precisamos voltar a ter a nossa esperança viva em Deus, porque Ele não nos decepciona.

E nós vemos que hoje é um tempo maravilhoso, onde a tecnologia está cada vez mais avançada. O homem conseguiu chegar na Lua. Conseguiu avançar no universo. Mas ele não consegue resolver os seus problemas internos, os seus problemas na alma. As pessoas estão cada vez buscando melhorar exteriormente, mas a alma está cada vez mais destruída. Os homens estão cada vez mais livres para expressar suas opiniões, mas cada vez mais presos aos pecados, aos seus conflitos internos. E nós precisamos crer em Deus, porque Ele é Aquele que nos dá esperança de dias melhores. Quando você obedece a Palavra de Deus, você sabe que aquilo ali vai te trazer resultados positivos. E é sempre assim que acontece.

E há um exemplo na Bíblia, do rei Davi. Apesar de ser um homem que tinha tudo nessa terra, em algum momento da sua vida ele perdeu as esperanças. E eu quero ler para você o que ele disse: “Direi a Deus, minha Rocha: ‘Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?’ Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus?‘" (Salmos 42:9,10)

Perceba aí que Davi começou a duvidar de que Deus realmente estava com ele. Isso porque os seus inimigos estavam o oprimindo e, todos os dias, eles perguntavam: Ué, cadê o seu Deus? Cadê o Deus que você tanto fala que é poderoso, que faz milagres? Por que que ele não te livra dessa situação? Eu sei que todos nós passamos por situações assim. Talvez você tenha enfrentado lutas aí dentro da sua casa, em que seus familiares ficam te apontando o dedo, fazendo você desistir da caminhada com Deus. E Davi começou a se questionar: Senhor, por que o Senhor me desamparou? Por que agora eu tenho que ficar pranteado, me lamentando, enquanto os inimigos zombam de mim? Mas Davi renovou a sua força em Deus, e nós hoje nos espelhamos nos seus salmos, onde ele sempre terminava os seus salmos dizendo que Deus é fiel, que Deus não falha, que a bondade do Senhor dura para sempre.

Eu sei que, às vezes, nós mantemos a nossa esperança por um breve tempo, mas assim que ela começa a demorar, o nosso coração vai desanimando e nós não podemos deixar que seja assim. A Bíblia diz em Provérbios que a esperança que se adia adoece o coração. Então, todos os dias, eu e você precisamos lutar para que o nosso coração não fique doente, não fique desanimado. E nós devemos perseverar. E quando nós temos a esperança bem firme no nosso coração, nós conseguimos perseverar, mesmo quando nada parece estar acontecendo. Mesmo quando parece que Deus está distante, se nós mantermos a nossa esperança viva em Jesus Cristo nós vamos conseguir perseverar e nós vamos estar sempre motivados para enfrentar a vida. E eu quero ler para você o que o apóstolo Paulo disse a respeito disso: “Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 1:3)

O apóstolo Paulo disse que essa igreja era um exemplo porque eles se esforçavam, sempre motivados pelo amor. E eles perseveravam porque eles tinham uma perseverança viva em Jesus. Talvez você foi uma pessoa que fez muitas coisas para Deus. Você, na sua igreja, era uma pessoa ativa. Você, lá na sua casa, era sempre motivado. Mas por alguma situação que aconteceu, agora você não tem vontade de fazer mais nada. Você não está motivado. E você não consegue esperar que coisas boas possam acontecer com você.  Então, que quero te dizer: volte a olhar para o Senhor, porque Jesus venceu a morte. Todas as Suas palavras se cumpriram e têm se cumprido, mas isso é na vida daqueles que creem. Então volte a colocar a sua fé em Jesus Cristo, porque você vai receber uma motivação nova. Talvez as pessoas te decepcionaram, mas Jesus nunca te decepciona. E essa motivação, essa esperança que você tem nele, vai te dar uma perseverança. Vai fazer você fazer a obra de Deus não por segundos interesses, não por querer ser aprovado pelos homens, mas simplesmente e puramente por amor. É isso que Deus espera de você: que você seja motivado pelo amor e que você tenha perseverança ao esperar somente em Jesus Cristo.

Espero que a partir de hoje você coloque os seus olhos nEle e a sua vida nunca mais vai ser a mesma. Eu creio nisso, em nome de Jesus. Se você gostou dessa mensagem, compartilhe com os seus amigos e se inscreva aqui no meu canal do YouTube. Que Deus te abençoe.

Assista no Youtube > Sua esperança está em Deus?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados