O que é o arrependimento? O que a Bíblia diz sobre arrependimento?

ASSISTA NO YOUTUBE ► O que é o arrependimento? O que a Bíblia diz sobre arrependimento?

Arrependimento é uma mudança de atitude. É quando a pessoa decide viver de uma forma diferente, pois entendeu que estava fazendo algo errado ou estava caminhando em uma direção errada. É por isso que a Bíblia diz:

“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus” (Atos 3:19,20). 

A Bíblia nos conta que o pecado nos impede de ter um relacionamento com Deus, pois Ele é santo. Mas ela também nos dá uma boa notícia ao afirmar que o próprio Deus arrumou a solução! Ele enviou seu Filho Jesus, que não tem pecado, para morrer na cruz e sofrer o castigo que nós merecíamos. Depois disso, Deus o ressuscitou dentre os mortos e agora, qualquer pessoa pode ser salva e voltar a ter comunhão com o Senhor. Basta que ela creia que Jesus é o Filho de Deus que ressuscitou e arrepender-se de seus pecados. 

O arrependimento é mais do que um sentimento, é uma atitude. Não é um choro para impressionar as pessoas, mas um quebrantamento sincero diante do Senhor. O arrependimento é a porta de entrada para Deus transformar a sua vida, mas para que isso aconteça, você precisa tomar duas atitudes: 

1) Reconhecer o seu pecado

Se você quer viver em comunhão com o Senhor, reconheça que você é falho e pecador e que se não fosse a misericórdia dEle, você já estaria morto e condenado. Isso te trará humildade e a Bíblia diz que Deus dá graça aos humildes. (Leia Tiago 4:6)

2) Querer mudar de vida

Arrependimento não é só ficar triste por causa do pecado, mas é também mudar de vida. Quando uma pessoa se arrepende, ela decide abandonar seus velhos hábitos e viver para Deus. E somente com a ajuda dEle, consegue rejeitar o pecado e fazer o que é certo. Por isso tome uma atitude de fé e não deixe que nada te escravize novamente.

Quais são as consequências do arrependimento? 

A pessoa que se arrependeu, está disposta a viver da maneira correta. Isso não significa que ela nunca mais vai pecar. Mas significa que ela vai pedir perdão a Deus, se esforçar para fazer o melhor e lutar contra o seu desejo de pecar. (Leia 1 João 1:8,9) 

Outra consequência do arrependimento é a libertação da culpa. Quando alguém se arrepende, Deus perdoa seus pecados e ela não precisa mais se sentir culpada, pois entendeu que, através de Jesus, não está mais debaixo de condenação. (Leia Romanos 8:1,2) 

Com o tempo, o arrependimento traz muitas mudanças no seu comportamento. A pessoa começa a sentir a alegria de estar em comunhão com Deus e o desejo de ver seus familiares e amigos experimentando essa graça maravilhosa. Com isso ela fala de Jesus, dá um bom testemunho, pratica boas obras, não somente porque é um dever do cristão, mas porque o seu coração foi transformado e ela faz isso por amor. 

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados