O que é Blasfêmia contra o Espírito Santo? Por que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão?

ASSISTA NO YOUTUBE ► O que é Blasfêmia contra o Espírito Santo? Por que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão?

Jesus disse que só existe um pecado que não tem perdão: a blasfêmia contra o Espírito Santo. Por isso, muitas pessoas ficam preocupadas e com medo por não saberem se blasfemaram contra o Espírito Santo em algum momento de suas vidas e se já estão condenadas para sempre. Então vamos ver o que Jesus disse: 

"Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha. Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir” (Mateus 12:30,32). 

Mas afinal, o que significa blasfemar contra o Espírito Santo? 

A blasfêmia contra o Espírito Santo é quando alguém rejeita totalmente a Deus e por isso é o único pecado que não tem perdão, pois a pessoa não quer se arrepender. A Bíblia não diz exatamente o que é blasfemar contra o Espírito Santo, mas podemos entender o que significa analisando o contexto: 

Naquele momento Jesus estava expulsando demônios pelo poder do Espírito Santo, mas os religiosos da época, os fariseus, começaram a acusá-lo de trabalhar para o diabo ao afirmarem que ele expulsava demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. Então Jesus explicou que isso era ridículo, porque Satanás não trabalha contra si mesmo. Só existem dois lados: “quem não está com Cristo, está contra ele”. E em seguida deu um alerta: “todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” 

Blasfemar é falar mal, xingar, ofender, inventar mentiras, e isso nós sabemos que os fariseus faziam o tempo todo contra Jesus. Mas o próprio Cristo disse que até isso poderia ser perdoado. O grande perigo é rejeitar o Espírito Santo. Por quê? 

Porque a função do Espírito Santo é convencer o homem do pecado e levá-lo ao arrependimento. E para ser salvo, a pessoa precisa se arrepender dos seus pecados (Leia João 16:7-8; Atos 3:19-20). Por isso, quem blasfema contra o Espírito Santo não pode ser perdoado, porque ela está rejeitando a chance de se arrepender. 

Quando Jesus expulsava demônios, o Espírito Santo estava revelando a todos que Cristo era o Enviado de Deus. Mas como líderes religiosos ficavam falando contra o Espírito Santo e não se rendiam a Ele, com isso estavam cada vez mais longe de receberem o perdão. E talvez você esteja se perguntando:

Será que eu cometi blasfêmia contra o Espírito Santo? 

Se você está arrependido, então você não cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo. Jesus deixou claro que Ele nunca rejeita quem vem até Ele. Então confesse o seu pecado e você receberá o perdão (Leia João 6:37; 1 João 1:9).

Quem blasfema contra o Espírito Santo não sente dor no coração, porque já rejeitou completamente o arrependimento e não pretende mudar de vida. Mas quem fica triste quando comete um pecado e sente o desejo de ter um relacionamento com Deus, essa pessoa claramente não cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados