O diabo pode ler nossos pensamentos? - Pastor Antonio Junior

ASSISTA NO YOUTUBE ► O diabo pode ler nossos pensamentos?

Hoje vou responder uma pergunta que muitas pessoas já me fizeram: será que o diabo pode ler os nossos pensamentos? Será que ele consegue saber o que nós estamos pensando, assim como Deus?

Eu sei que muitas pessoas sofrem porque não conseguem parar de pensar coisas ruins, e geralmente é porque estão enfrentando lutas e tentações , mas a Bíblia também diz que o diabo lança "setas inflamadas" em nossa mente, e nós achamos que esses pensamentos vem de nós, mas não são. O diabo é que sopra na nossa mente, e nós precisamos usar a fé pra vencer o ataque espiritual (Leia Efésios 6:16). Mas vamos voltar ao assunto para ver se o diabo pode ler os nossos pensamentos.

Em primeiro lugar, a Bíblia mostra que Deus tem alguns atributos que ninguém mais tem. Ele é onisciente, ou seja, Ele sabe de todas as coisas. Ele também é onipresente, ou seja, está em todos lugares ao mesmo tempo. E também é onipotente, porque Ele pode tudo. Esses atributos mostram que Deus conhece todos os nossos pensamentos e não tem como esconder nada Dele. Veja o que diz o Salmo 139:

"Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir" (Salmos 139:4-6).

O diabo, porém, é limitado, porque ele não tem os atributos de Deus. Mas aí vem uma outra pergunta: "Então porque muitas vezes nós estamos pensando em fazer algo errado, e o inimigo coloca uma tentação bem na nossa frente?" A resposta é que Satanás tem as suas estratégias pra tentar descobrir o que estamos pensando. E vou citar três delas:

1) A primeira, é que o diabo pode saber o que nós pensamos pela OBSERVAÇÃO.Eu não sei se você é casado, tem filhos ou um amigo muito próximo, mas você sabe que só de observar a maneira deles agirem, o tom da voz, dá para saber se estão fazendo alguma coisa errada. E é assim que o diabo faz! Ele fica observando os filhos de Deus para ver se encontra uma brecha. Veja o que Deus perguntou a ele a respeito de Jó: 

O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio?" Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal" (Jó 1:7,8).

Deus sabe que o diabo fica nos observando, por isso a Bíblia diz que devemos vigiar, porque o nosso inimigo anda ao nosso redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5:8).

2) O diabo também pode saber o que nós pensamos pela MANIPULAÇÃO. - Como eu disse, ele coloca tentações na nossa frente, usa demônios e até pessoas que estão afastadas de Deus pra roubar a nossa paz e nos enfraquecer. Então ele fica observando qual será a nossa reação, e à partir disso, ele sabe se o pecado nos seduziu, se começamos a pensar em desistir ou se guardamos mágoa no coração, por exemplo.

3) Em terceiro lugar, o diabo pode saber o que nós pensamos pelo CONHECIMENTO que tem do ser humano. - Não podemos esquecer que Satanás existe há milhares de anos e ele sabe tudo sobre a natureza humana, suas cobiças, necessidades e o modo como as pessoas agem e reagem em cada situação. Ele tentou usar esse conhecimento até mesmo contra Jesus, quando percebeu que Ele estava fraco no deserto e tentou fazê-lo cair em tentação. Veja o que está escrito em Mateus capítulo 4:

"Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães" (Mateus 4:2,3).

Eu tenho certeza que o diabo não sabia o que Jesus estava pensando, mas ele supôs que aquele era o momento ideal para oferecer a tentação, e graças a Deus Jesus não caiu, pois senão nós não teríamos mais a chance da salvação. Então o meu conselho é que você vigie os seus pensamentos, porque tudo começa à partir da sua mente, sejam coisas boas ou ruins. Amém?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados