Jesus era rico? O que a Bíblia diz sobre prosperidade?

ASSISTA NO YOUTUBE ► Jesus era rico? O que a Bíblia diz sobre prosperidade?

Poucas palavras estão tão na moda no meio evangélico quanto a palavra "prosperidade". E isso acontece porque algumas igrejas pregam uma ideia de prosperidade que não tem nada a ver com o que está na Palavra de Deus. Os líderes dessas denominações limitaram a prosperidade bíblica às riquezas materiais, como se o dinheiro e as coisas que ele pode comprar fossem a prioridade na vida de uma pessoa. Mas eles se esqueceram do que Jesus disse em Lucas, capítulo 12: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" (Lucas 12:15).

Eu não sei se você sabe, mas a Bíblia fala mais de dinheiro do que muitos assuntos que consideramos importantes para uma vida cristã sadia. Quase a metade das parábolas de Jesus falam sobre a questão financeira; isso porque o dinheiro pode ser uma bênção, se for usado com sabedoria, ou pode nos afastar completamente de Deus, se o colocarmos acima de qualquer coisa.

Devemos buscar a verdadeira prosperidade, que é muito mais do que dinheiro. Não é a toa que o rei Salomão, considerado o homem mais sábio da história, disse o seguinte: "O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá" (Provérbios 11:25).

Este versículo nos revela algo profundo, e ao mesmo tempo, desafiador. Quando pensamos em prosperidade, logo vem à nossa mente "ganhar e receber", no entanto, o verdadeiro sentido da prosperidade está relacionado ao "dar"! É por isso que muitas pessoas não conseguem prosperar na vida! Elas são egoístas e pensam só em si mesmas. Mas os generosos sempre prosperam, pois enxergam as necessidades do próximo e fazem alguma coisa em relação a isso.

Talvez eles não tenham uma moeda no bolso, mas, ainda assim, possuem uma alma generosa. Pode ser aquela pessoa que oferece amor, que dá bons conselhos, que chora junto, que ora com alguém desesperado, que abraça e estende a mão amiga...

E o maior exemplo de generosidade da Bíblia é Jesus Cristo. Ele praticou o amor o tempo todo, e foi tão generoso que deu a própria vida por pessoas que não mereciam. Aí você pode me perguntar: "Mas Jesus foi rico?” Não! Mas Deus supriu todas as suas necessidades. "Ele teve um carro do ano?” Não! Mas percorreu todo o Seu caminho guiado pelo Espírito Santo. "Ele não teve problemas?” Teve muitos! Mas Ele tinha a verdadeira riqueza dentro de si: o amor do Pai e a comunhão com o Espírito Santo que o ajudou a vencer todas as batalhas. 

Quem não gostaria de ser próspero como Jesus? Para isso, devemos negar a nós mesmos e cumprir o chamado que Deus tem para nós. Pode ser que não recebamos grandes riquezas materiais, mas seremos ricos da graça e do amor do Pai. Viveremos tão felizes e satisfeitos, que sempre teremos algo para transmitir às outras pessoas.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados