É pecado usar maquiagem, brinco, pintar o cabelo e unhas? Veja o que a Bíblia diz!

ASSISTA NO YOUTUBE ► É pecado usar maquiagem, brinco, pintar o cabelo e unhas?

Uma das perguntas que eu mais recebo de irmãs das mais diversas denominações evangélicas é a respeito do uso de maquiagens, esmaltes e até mesmo vestimentas como vestidos e calças jeans. 

Eu respeito todas as denominações que pregam a Palavra de Deus de forma verdadeira, mas confesso que não consigo entender o porquê de algumas igrejas, baseadas em doutrina de homens, continuarem proibindo seus fiéis de fazer certas coisas. Chamamos isso de "usos e costumes", que são pregados como bíblicos, mas que, na verdade, não estão na Bíblia. 

Para manter as mulheres da igreja "na linha", muitos líderes se apoiam em algumas passagens bíblicas de forma errônea. A primeira está em 1 Timóteo 2:9,10: “Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.”

Já a segunda se encontra em 1 Pedro 3:3,4: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.”

Mas será que essas duas palavras realmente proíbem as mulheres de se maquiar, usaram jeans, esmaltes e assessórios? Claro que não, e é isso que veremos agora:

Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que não existe nenhuma passagem na Bíblia que proíba a mulher de cuidar da sua imagem, se arrumar, pintar as unhas, cortar o cabelo, usar jóias. O que o apóstolo Paulo e Pedro queriam dizer é que as mulheres devem ser sábias e usar acessórios e roupas da forma certa. Perceba que, na primeira passagem de 1 Timóteo, Paulo usou os termos “decência e discrição”, ou seja, ele pediu para as mulheres não exagerarem e com isso valorizarem mais à beleza física do que a vida espiritual. Já na passagem de 1 Pedro 3:3, o apóstolo fala para as mulheres casadas. Ele diz que essas mulheres devem ser conhecidas não pela forma com que se vestem ou se embelezam, e sim por aquilo que há de bom em seu interior, que é tão valorizado por Deus. Também nesse contexto, não há nenhuma proibição no uso desses acessórios. O que ele pede é o bom senso no modo de usar.

O que vale mais? Uma mulher que segue religiosamente todos os usos e costumes pregados pela sua igreja, mas vive criando contendas, fofocas e não honra seu marido; ou aquela que se maquia, usa brincos, faz penteados no cabelo, tem bom senso, ama a Deus e é uma esposa e mãe exemplar?

Pois é... Não é a calça jeans ou a saia na altura das canelas que fazem uma mulher virtuosa, mas o seu coração. Se a mulher é temente a Deus e busca agradá-Lo, ela, com certeza, saberá usar maquiagem e acessórios da maneira correta.

Mas eu não posso negar que em nossos dias tanto homens quanto mulheres muitas vezes exageram na forma com que se vestem e se arrumam. Como o apóstolo Paulo disse, devemos ter bom senso na forma com que nos apresentamos, pois isso diz muito sobre nós. É óbvio que a Bíblia não diz qual é o comprimento que deve ter uma saia, nem qual é o tamanho apropriado de uma blusa, qual o comprimento correto do cabelo ou que tipo de maquiagem representa um exagero, etc. A Bíblia sempre nos chama à modéstia e ao uso do bom senso em tudo. É assim que agradamos a Deus.

Então, o que você deve se perguntar é: Será que estou glorificando ao Senhor com as roupas, maquiagens, esmaltes e acessórios que uso? Estou sendo motivo de escândalo? O que Jesus diria se me visse assim? Se depois dessa reflexão, você não for incomodada pelo Espírito Santo, fique em paz e não permita que a religiosidade e os usos e costumes determinem o que você pode ou não fazer; isso é papel de Deus.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados