É pecado ouvir música do mundo (secular)? O cristão pode ouvir músicas: romântica, sertanejo, rock?

ASSISTA NO YOUTUBE ► É pecado ouvir música do mundo (secular)? O cristão pode ouvir músicas: romântica, sertanejo, rock?

É pecado ouvir música secular? Esta é uma das perguntas que quase todo cristão tem. Enquanto alguns dizem que podem ouvir outros tipos de músicas que não sejam louvores, outros afirmam que o cristão não pode e não deve escutar música secular de forma alguma. Mas a verdade é que escutar músicas que não são religiosas não é pecado. A Bíblia não diz em lugar nenhum que não podemos ouvir música secular, por isso, cada um deve analisar o que convém escutar ou não.

Quem tem Jesus no seu coração não precisa de regras dizendo "você não pode ouvir essa ou aquela música" (Leia Colossenses 2:20-23). Se você nasceu de novo, agora você tem o Espírito Santo e Ele guia a sua consciência. Por isso, se você se sente incomodado ao ouvir certas músicas, não ouça. Guarde disso: pecado não é ouvir música, mas é deixar a música te afetar de maneira negativa. E isso serve para filmes, seriados, programas de TV, livros e outros.

É preciso tomar cuidado, pois há muitas músicas boas de se ouvir, mas com letras que não estão de acordo com os princípios da Palavra de Deus. Elas estimulam a sensualidade, o adultério, a bebedice, a ostentação, a revolta e tudo que não convém ao cristão ouvir. Veja o que a Bíblia diz:

"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).

Desde que eu recebi Jesus como meu Salvador, tomei a decisão de ouvir somente louvores, pois quero estar próximo de Deus e sei o quanto essas canções me ajudam na vida espiritual. Mas eu também entendo que Deus não nos tirou do mundo, por isso não podemos viver totalmente isolados de tudo que está lá fora (Leia João 17:18). Nós podemos apreciar o que há de bom no mundo, sem nos contaminarmos com o pecado. Por isso podemos gostar de uma música secular pela sua melodia, pelas letras com mensagens positivas de amor, esperança, alegria, e elas podem sim, nos acalmar, nos dar ânimo e até nos fazer refletir sobre a bondade e fidelidade de Deus.

Lembre-se que na Bíblia existem livros e passagens que não falam diretamente sobre Deus, como por exemplo, os livros de Ester e Cantares, mas que revelam a Sua grandeza. Assim também, existem músicas escritas por compositores mundanos, mas que falam a respeito das coisas boas da vida e de tudo que o Senhor faz. Por isso, tenha bom senso e seja um cristão que respeita a opinião e decisão das outras pessoas, independente se você concorda com elas ou não.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados