É pecado comer carne de porco? O que a Bíblia diz? - (Dúvidas do Cristão)

ASSISTA NO YOUTUBE ► É pecado comer carne de porco? O que a Bíblia diz?

Vou ler para você dois versículos do Antigo Testamento em que as pessoas se baseiam para dizer que o cristão não deve comer carne de porco. O primeiro versículo está em Levítico capítulo 11:

"E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro" (Levítico 11:7) E a outra passagem diz: "O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne deles nem tocar em seus cadáveres" (Deuteronômio 14:8)

Já o Novo Testamento não ensina nada sobre isso e o próprio Jesus disse que nada do que comemos nos torna impuros (espiritualmente falando). Veja o que ele disse:

"Será que vocês também não conseguem entender?", perguntou-lhes Jesus. "Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo impuro? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado." Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos" (Marcos 7:18,19).

Por isso eu preciso que você entenda uma coisa: no Antigo Testamento, além dos Dez Mandamentos, Deus deu ao povo judeu várias regras para mostrar que eles eram diferentes dos outros povos. Algumas dessas regras eram morais e tratava do comportamento e do coração das pessoas. Outras eram regras jurídicas para trazer ordem e disciplina ao povo. E também tinham as regras cerimoniais, que mostravam a diferença "exterior" entre o povo judeu e o resto do mundo. Por exemplo: a circuncisão, os sacrifícios e também a proibição de comer carne de porco.

Quando a pessoa cumpria essas regras cerimoniais, ela demonstrava que tinham compromisso com Deus, mas se não tivesse uma mudança verdadeira de coração, essas regras não tinham valor nenhum, e Jesus muitas vezes criticou os fariseus porque davam mais importância às regras cerimoniais do que às regras morais que têm o propósito de mudar o caráter.

Além disso, quando a lei de Moisés falava que algo era impuro, na maioria das vezes ela estava dizendo que era algo sujo do "ponto de vista físico". E como na época as pessoas não tinham o conhecimento científico que temos hoje, Deus colocou "leis de higiene" para que o povo vivesse de forma mais saudável. Naquela época, os porcos eram criados no meio do povo e as pessoas não tinham noções de preparo, por isso podiam contrair muitas doenças. Até hoje precisamos tomar certos cuidados e acredito que é por isso que essa carne era vista como imunda no Antigo Testamento.

Mas hoje não é pecado comer carne de porco, porque, quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele nos purificou de um modo que nenhuma lei cerimonial consegue. A nossa salvação está baseada na fé e não no cumprimento de regras (Leia Efésios 2:8,9). Basta você ler os evangelhos e você verá que Jesus veio para tratar do que é mais importante: o nosso coração.

Então se você achar que mesmo assim não deve comer carne de porco, eu te respeito. Mas só peço que você não condene quem tem outra opinião (Romanos 14:13-15), porque ninguém vai pro inferno por comer ou não comer, e a Bíblia diz para não entrarmos em discussões desnecessárias.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados