Como vencer o pecado e o mal que as pessoas fazem contra você

ASSISTA NO YOUTUBE ► Como vencer o pecado e o mal que as pessoas fazem contra você

A Bíblia diz que o pecado entrou no mundo por meio de Adão e Eva e agora todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa. Ou seja, temos a tendência de praticar o que é errado e fazer o que desagrada a Deus. Quando uma pessoa faz algo que nos aborrece, logo ficamos com raiva e queremos brigar ou discutir com ela. Quando alguém nos prejudica, é comum queremos "devolver na mesma moeda". Infelizmente essa é a nossa natureza e, por mais que tentemos ser uma pessoa boa, nunca estamos livres de cair em tentação. Foi por isso que Jesus veio a este mundo! Ele foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria para que não se contaminasse com o pecado e aqui na terra sofreu todo tipo de tentações, mas não caiu. O diabo sabia que apenas um pecado o tornaria um ser humano qualquer, incapaz de salvar a humanidade. Mas o Filho de Deus venceu tudo por nós e assumiu a morte de cruz para pagar a nossa dívida com Deus.

Graças ao Seu sacrifício perfeito, hoje temos a oportunidade de também vencermos o pecado e a morte. Para isso, devemos confessar os nossos pecados e receber a Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ao fazer essa oração de entrega, o Espírito Santo de Deus vem morar em nosso coração e nos capacitar a termos uma vida de santidade. Com a ajuda dEle podemos ser cada vez mais parecidos com Jesus e fazermos o que agrada ao Pai. Veja o que a Bíblia diz:

"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor. Pelo contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele’. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" (Romanos 12:17-21).

Para você, agir dessa maneira talvez pareça impossível, mas lembre-se que a sua força e capacitação vem do Senhor! É lógico que, mesmo que você tenha entregado a sua vida para Jesus, isso não te torna 100% santo a ponto de nunca mais pecar e sentir raiva de alguém. É ilusão pensar assim! Eu conheço pessoas que desistiram da caminhada cristã por acharem que nunca mais errariam, e depois que pecaram de alguma forma, não conseguiram se perdoar e acham que Deus não as ama mais. Porém, isso é um engano! Veja o que está escrito:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:9,10).

Deus não nos trata de acordo com os nossos pecados. Ele é misericordioso e nos ama assim como um pai ama o seu filho. Ele sabe que não somos perfeitos, mas nos deu o Espírito Santo, para que, por meio dEle consigamos seguir os passos do Seu Filho Jesus. Cristo nos deu o mandamento de amarmos ao próximo como a nós mesmos, e quando obedecemos essa ordem, vencemos toda forma de maldade. Por isso, quando alguém te desejar o mal, deseje o bem; quando alguém te prejudicar, ore e peça que Deus tenha misericórdia dessa pessoa. Troque o sentimento de vingança pelo perdão, e se um dia seu inimigo precisar de ajuda, estenda a sua mão.

Pode parecer impossível tomar essas atitudes, mas se você realmente nasceu de novo, Deus está com você e Ele te ajudará. Por isso, sempre que um sentimento ruim estiver dentro do seu coração, ore bastante e peça por paciência, humildade e amor, sempre se lembrando de que, se Deus nos perdoou, quem somos nós para não perdoarmos alguém? Talvez você pense: “O que os outros vão pensar se eu perdoar e não retribuir o mal que me fizeram?” Não importa! O importante é o que Deus espera de você! Ele transformou o seu coração e agora você deve testemunhar a mudança que Ele fez na sua vida.

Eu e você vivemos em um mundo mal, cheio de pecados e cada vez mais as pessoas estão com ódio e egoísmo no coração. Mas o Senhor nos chama para sermos diferentes, para espalhar o Seu amor. Vivemos dias de guerras que só acabarão quando Jesus voltar. Mas até lá, devemos “usar toda a armadura de Deus, para ficarmos firmes contra as ciladas do inimigo" (Efésios 6:11). O inimigo trabalha pesado para tentar no atingir e muitas vezes usará pessoas próximas de nós para roubar a nossa paz e nos ferir emocionalmente, mas se buscarmos ao Senhor e pagarmos o mal com o bem, nada poderá nos derrubar!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados