Como vencer a tentação

Olá. É muito bom estar aqui mais uma vez trazendo a Palavra de Deus para o seu coração. E desta vez eu quero falar sobre a tentação. Todos os dias nós enfrentamos tentações. Sejam elas na área sexual, na área financeira, na área emocional. Às vezes uma decisão que você tem que tomar e você fica tentado a fazer do seu jeito, sem confiar em Deus. Eu quero ler para você uma passagem que está lá em 1 Coríntios, capítulo 10: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Como filhos de Deus, nós temos a promessa maravilhosa do Pai de que Ele não permitirá que nenhuma tentação seja maior do que nós podemos suportar. Mas é aí que mora o problema, porque, muitas vezes, nós é quem vamos de encontro com a tentação. Nós fazemos de tudo para pecar. E nós, mesmo sabendo que isso é errado, que o pecado vai nos atrapalhar, ele vai nos prejudicar, ainda assim nós vamos de encontro à tentação, em vez de tomarmos as medidas certas para fugir do pecado. Há muitas pessoas aí que se tirarmos a internet dela, ela então vai parar de pecar. Mas ela não quer sair da internet,  porque ela sabe que ali está o seu refúgio. Ali é o modo que a pessoa tem de fazer o que é mal, de fazer o que é errado. E quantas pessoas aí vivem em perigo. Parece que gostam de andar na beirada do precipício. Mas Deus, então, é misericordioso e Ele nos livra o tempo todo. Mas se quisermos andar nos caminhos de Deus, precisamos fugir da aparência do mal. E não somente do mal, precisamos saber aonde estão as nossas fraquezas, as nossas fragilidades e, então, tomarmos as medidas certas, pois só assim ficaremos livres da tentação.

Por exemplo: uma pessoa que tem problema com o alcoolismo não pode se assentar em uma mesa de bar. Ela tem que tomar cuidado com as amizades que vão convidá-la para festas, para confraternizações da empresa e tantas coisas. Ela deve, se possível, não passar por aquela rua onde ela sabe que existe um bar. Assim também uma pessoa que tem problema com desejos sexuais não pode ficar sozinha com uma namorada ou com o namorado. Ela deve evitar ficar em lugares sozinhos. Então, Jesus disse o seguinte: "Orem e vigiem para que vocês não caiam em tentação". Repare que Jesus disse para nós orarmos antes da tentação, porque quando a tentação vier, se você estiver firme em oração, você vai ter força suficiente para resistir a ela. Então, a oração é a chave da vitória contra as tentações. E talvez você pense que você é forte o suficiente, e você deve se lembrar da história de José. José estava morando na casa de Potifar e a esposa daquele homem achou José bonito, atraente e ela, então, agarrou José pela roupa e José, no mesmo instante, fugiu deixando a roupa na mão daquela mulher. Olha que exemplo que José nos dá! De que nós devemos fugir. Nós devemos encontrar uma porta de saída. Nós devemos saber para onde nós devemos ir quando a tentação chega. E José fugiu - e mesmo sendo injustiçado, porque aquela mulher denunciou José. Ela disse que José é quem a atacou. O diabo viu que ele tinha perdido a guerra, ele tentou difamar aquele homem, mas quando nós somos obedientes a Deus, o próprio Deus nos defende. O próprio Deus nos livra do mal e nos dá força pra resistir às tentações.

Eu espero que a partir de agora você tome uma decisão de não ficar brincando com o pecado, mas peça para Deus mudar o seu coração para Deus te dar força, capacidade. E saiba disso: ore antes da tentação chegar, porque se você não estiver em oração, se você não estiver vigiando, você certamente vai cair no pecado e Deus não deseja isso para você. Deus tem o melhor para a sua vida e, quanto mais você renunciar os prazeres da carne, mais você vai receber do Espírito Santo e, por fim, a vida eterna.

Que Deus te abençoe. Compartilhe esse vídeo com os seus amigos. Compartilhe a Palavra de Deus e se inscreva no meu canal do YouTube.

Assista no Youtube > Como vencer a tentação

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados