Como ter um bom relacionamento com as pessoas

Quem de nós nunca teve problemas com outra pessoa? Desde que Adão e Eva pecaram, os problemas de relacionamento têm sido constantes. Então onde houver duas pessoas, pelo menos, pode haver um desentendimento. E mesmo que essas pessoas sirvam a Deus, amem a Deus, elas podem sim se desentender por más interpretações de alguma palavra, diferenças de opinião, talvez palavras fúteis que alguém nos diz... Então nós devemos ter muita sabedoria para nós mantermos a paz com as pessoas que estão à nossa volta. E o apóstolo Paulo nos dá um conselho muito importante, que está lá em Romanos capítulo 12: "Tenham uma mesmas atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior, Não sejam sábios aos seus próprios olhos" (Romanos 12:16).

Perceba aqui que Paulo disse para não sermos orgulhosos. O orgulho ainda é e sempre será o maior causador de conflitos nos relacionados. Isso porque uma pessoa orgulhosa ela se acha acima das outras, ela não acha que ela precisa mudar, que ela precisa se arrepender, ela não volta atrás, não libera perdão. Ela acha que ela sempre tem algo de melhor que as outras pessoas. Mas a pessoa humilde sempre perdoa, ela sempre tenta manter a paz. E certa vez Jesus disse que nós não devemos olhar para o cisco que está no olho do nosso irmão se nós temos uma viga nos nossos olhos. O que Ele quis dizer com isso? Ele quis mostrar que, muitas vezes, nós olhamos tanto para o pecado do outro, e nós nos esquecemos que nós também somos pecadores. Nós queremos tanto mudar o nosso cônjuge, os nossos amigos, as pessoas da nossa família, e nós esquecemos de que nós também precisamos mudar. Ou seja, talvez você se sente afrontado por alguém, mas, às vezes, é o seu coração que está ferido. Talvez alguém te diz uma palavra tão simples e aquilo já te ofende. Talvez você está precisando de cura... E quando você está com o coração em paz, você gera paz no seu relacionamento. Mas se você está infeliz, você causa dor nas outras pessoas, você leva ira para as outras pessoas. E é por isso que o apóstolo Paulo continua nos dando algumas dicas. E eu quero ler para você: “Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor.” (Romanos 12:18,19)

Nós devemos ter cuidado para não sermos juízes das outras pessoas, porque só Deus pode julgar corretamente alguém. Imagine se Deus fosse nos julgar segundo os nossos pecados. Nós já estaríamos condenados! Mas a Palavra de Deus diz que as misericórdias do Senhor se renovam sobre nós a cada manhã, ou seja, Deus nos dá uma oportunidade de mudança de vida e nós devemos dar essa chance para as outras pessoas. Às vezes aquilo que nós estamos pedindo a elas é mais do que elas podem oferecer, e elas não vão conseguir nos suprir e isso vai trazer problemas ao nosso relacionamento ao invés de ajudar.  Então, tenha mais paciência com as pessoas assim como Deus tem paciência com você. Tenha mais misericórdia. Entenda mais o porque ela age daquela maneira e eu tenho certeza: se você trocar o seu julgamento por amor você vai conquistar muito mais coisas, você vai conquistar não somente as atitudes da pessoa, mas o coração dela. Essa pessoa vai mudar porque ela vai ver que você aceita ela com as falhas dela> não quer dizer que ela não precise mudar, mas significa que você ama ela independente de suas falhas. Então, quando você ver algo errado em alguém, não fique culpando a pessoa, mas culpe as atitudes dela. E mostre sempre uma solução. E você vai ver que os seus relacionamentos vão melhorar muito mais.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo. Eu tenho colocado vídeos toda semana no YouTube, então se inscreva aqui no meu canal e me siga também nas redes sociais. Que Deus te abençoe muito.

Assista este vídeo no Youtube > Como ter um bom relacionamento com as pessoas

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados