Como enfrentar uma crise

Como o cristão deve reagir diante das crises? Essa é a mensagem do vídeo que eu quero trazer para você. Eu quero começar lendo o que o apóstolo Tiago disse a respeito das provações que nós passamos. Ele disse o seguinte: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)

Por que as pessoas boas sofrem? Eu tenho certeza que você já perguntou isso. Eu mesmo já questionei a Deus várias vezes por quê as pessoas que não querem compromisso com Deus, muitas vezes, se dão melhor do que nós, que estamos na caminhada cristã. Eu sei que nós estamos em um mundo corrompido pelo pecado e é por isso que tanta maldade existe nesse mundo. A maldade está no nosso coração e eu sei que há muitas pessoas más nesse exato momento fazendo coisas erradas e, mesmo assim, parece que nada de ruim acontece com elas.

Certa vez, um salmista se questionou sobre isso e disse que ele quase se desviou dos caminhos de Deus por ficar se questionando sobre aqueles que não querem servir a Deus e, mesmo assim, se dão bem na vida. E eu quero ler para você os versículos que ele disse: “Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado.” (Salmos 73:12-14)

Este salmista estava passando por uma crise existencial, uma crise espiritual. Eu acredito que muitas pessoas, inclusive que estão assistindo a esse vídeo, estão passando por essa crise. Por que as pessoas se dão bem e eu estou aqui sofrendo na caminhada com Deus? A Bíblia relata a história de muitos homens que abandonaram uma vida fácil aparentemente para seguir a Deus e, de repente, tiveram muitos problemas. Um exemplo disso é Moisés. A Bíblia diz que Moisés preferiu sofrer com o povo de Deus do que ficar na mordomia lá com Faraó. Então, eu sei que não é fácil explicar essa questão: por que o justo sofre? Mas eu sei de uma coisa: nós devemos fazer o que Tiago nos pede; devemos nos alegrar diante das provações. Não porque elas nos fazem bem, mas porque elas geram um resultado positivo em nossas vidas. A primeiro momento, nós ficamos tristes, abatidos. Mas nós devemos entender que isso tudo está provando a nossa fé, está nos fazendo mais fortes e perseverantes. E Tiago disse: porque a prova da nossa fé produz perseverança.

E eu tenho certeza que se você está na caminhada com Deus de verdade, você está passando por provas, mas elas estão te fortalecendo cada dia mais. Há alguns problemas que hoje você tira de letra, hoje você consegue vencê-los facilmente. Não porque o problema ficou menor, não! É porque o seus ombros agora estão mais fortes. Então as provações trazem muitas coisas boas e nós devemos nos alegrar por causa disso. Significa que estamos no caminho certo, porque hoje em dia, infelizmente, nós ouvimos muitos pregadores dizendo que a vida cristã é um mar de rosas. Não existe cruz. Tudo é muito fácil. Mas nós sabemos que não é verdade. A vida com Deus é sim uma vida que não pode ter atalhos. É um caminho estreito. A porta de Jesus não passou por reformas, é uma porta estreita e o caminho é apertado. Mas eu tenho certeza que ele vai nos levar para a vida eterna.

E o apóstolo Paulo, ao entender que é na sua fraqueza que o poder de Deus e aperfeiçoava, disse o seguinte. Eu quero ler para você: "Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois quando sou fraco é que sou forte" (2 Coríntios 12:10).

Paulo estava dizendo que agora ele estava se alegrando por todas as lutas que ele havia passado. Isso porque ele sabia que na sua fraqueza, o poder de Deus se aperfeiçoava. Então ele disse: eu aprendi que, quando estou fraco, na verdade eu estou é forte. Porque a nossa fraqueza faz com que Deus encontre espaço para trabalhar na nossa vida. E é assim que Deus está fazendo enquanto você está passando por lutas. Mas, é nesse momento que Deus também está provando a sua fé. Ele quer saber aquilo que está dentro do seu coração. E a Bíblia diz em Deuteronômio 8 que Deus permitiu que o povo atravessasse o deserto porque Ele queria provar o que estava no coração daquele povo. Mas aquele povo foi reprovado, porque durante o deserto eles só sabiam reclamar. E a Palavra de Deus diz o seguinte: Não se espelhem naquele povo que saiu do Egito, porque aquele povo só sabia murmurar. Mas nós devemos ter um coração grato, um coração que crê contra a esperança. Mesmo que não haja saída, nós devemos olhar para o alto e não para os problemas. Devemos olhar para a Palavra de Deus e nos alimentar dela, porque se nós ficarmos remoendo os sentimentos negativos, nós vamos nos afastar do Deus vivo.

Então que você possa nesse momento fazer uma oração. Pedir para Deus mudar o seu coração, porque quando Deus muda o nosso interior, tudo muda. Quando Deus tira de você todo o sentimento ruim, toda a amargura, ressentimento, você consegue amar o seu próximo, amar o seu inimigo e nada mais atrapalha a obra de Deus na sua vida. Eu espero que a partir de hoje você tenha uma vida mais alegre, confiando que Deus está por dentro de tudo e que Deus te livrará de todas as aflições.

Assista no Youtube > Como enfrentar uma crise

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados