Como controlar a ansiedade

Olá. É muito bom estar aqui trazendo um pouco mais da Palavra de Deus. E, desta vez, eu quero falar sobre algo sério: a ansiedade. Eu acredito que em toda a história da humanidade nunca houve uma geração que ficasse tão ansiosa. As pessoas, mesmo confiando em Deus, têm vivido à base de calmantes. Tem se preocupado cada vez mais. Eu conheço pessoas que se elas têm um problema para resolver daqui 15 dias, elas já começam a se preocupar agora. É por isso que o nome diz: "pré-ocupar". Elas se ocupam de algo que ainda nem aconteceu. E o que dizer das pessoas que nem tentam, elas nem têm coragem de tentar porque elas já estão tão pessimistas que elas acham que não vão conseguir. Eu acredito que isso seja porque muitas informações estão entrando em nossa mente. Nós vemos nos jornais tantas tragédias, notícias ruins... E eu sei que acontece mais coisas boas do que coisas ruins, mas parece que essas tragédias têm um efeito muito mais devastador na nossa mente e a gente acha que, a qualquer momento, isso vai acontecer conosco. Quantos pais têm medo de perder os filhos?! Quantos filhos têm medo de perder os pais?! E nós devemos, diante disso tudo, confiar em Deus, porque é somente a nossa confiança em Deus que vai nos ajudar a vencer a ansiedade. E eu quero ler para você o que Jesus disse a respeito disso: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mateus 6:25)

Eu acredito que a raiz da ansiedade é nós nos preocuparmos com aquilo que não está sob o nosso controle. Jesus disse que não devemos nos preocupar com a nossa própria vida. E o que é que as pessoas têm feito hoje em dia? Elas estão preocupadas somente consigo mesmas. Se preocupam com o corpo, se preocupam em como estão diante das pessoas. Elas se preocupam em se manter saudáveis, em se manter inteligentes. Mas Jesus disse que nós devemos nos preocupar em primeiro lugar com o reino de Deus e Deus, então, cuidará de nós de uma maneira que nós não poderíamos cuidar por nós mesmos. Quantas pessoas acham que vão viver para sempre . Acham que se fizerem certas coisas vão viver mais anos. Mas é Deus quem controla tudo. E é por isso que Jesus disse para nós não nos preocuparmos com essas coisas, porque Deus promete cuidar de nós muito melhor do que nós podemos imaginar.

E Pedro, o discípulo de Jesus, eu acredito que ele aprendeu com Jesus a como não viver ansioso, como confiar mais em Deus e olha o que Pedro disse: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês" (1 Pedro 5:7).

E olha o que Paulo complementou, dizendo: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)

Perceba aqui que Pedro e Paulo disseram exatamente a mesma coisa: não guarde a ansiedade com você, mas lance diante de Deus todas as suas preocupações, tudo aquilo que está te pressionando, que está sufocando o seu coração. Você não tem que resolver tudo sozinho, deixe que Deus resolva, que Ele batalhe por você. É isso que a Bíblia nos mostra em diversas passagens. Passagens em que o povo de Deus estava oprimido, estava em um beco sem saída, como diante do Mar Vermelho. E eles, então, clamaram a Deus e naquele momento Deus deu livramento, Deus abriu a porta. E aqui Paulo disse o seguinte: confie no Senhor de todo o seu coração e, com ações de graças, agradeça a Deus no momento que você está vivendo e não queira entender como tudo vai se resolver, porque o que tira a nossa paz é o fato de nós querermos achar que sabemos o que Deus deve fazer. Mas Deus tem um caminho muito mais elevado que os nossos. Aquilo que nós achamos que é o certo Deus já está enxergando lá na frente, e Ele sabe como resolver da melhor maneira. Talvez não vai ser no seu tempo, talvez não vai ser no meu tempo, mas o tempo de Deus é perfeito e você só desfruta da vontade de Deus quando você confia nEle de todo o coração. E a promessa é: que a paz de Cristo vai guardar o seu coração e a sua mente, se você confiar nEle. Então entregue a Ele os seus problemas e Deus cuidará de você de um jeito muito especial. Eu tenho certeza disso.

Assista no Youtube > Como controlar a ansiedade

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados