Bíblia - o espelho da alma

Quem de nós não dá uma boa olhada no espelho antes de sair de casa? Se o espelho mostra que há algo errado em nosso corpo, em nosso rosto, em nossa roupa, logo saímos correndo para tentar corrigir, não é mesmo? Quem de nós sairia de casa sabendo que os seus dentes estão sujos, seria um erro sair sabendo que está assim. Da mesma forma acontece com aqueles que colocam a sua alma diante do espelho; e nós sabemos que o espelho é a Palavra de Deus, é a Bíblia. Quero ler pra você uma passagem em Tiago 1:23,24: "Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência".

Quando olhamos a nossa alma no espelho, sempre encontraremos muitas manchas, muitas delas feias demais para não serem removidas; o problema é que assim como a sujeira entre os dentes, a sujeira da nossa alma também não pode ser escondida, a não ser que queiramos ser como os fariseus hipócritas, na época de Jesus, onde a Bíblia diz que eles só queriam cuidar do exterior. Eles tinham aparência de que eram pessoas piedosas; de Deus, mas o interior deles estava completamente sujo. Nós não podemos deixar a nossa alma ficar dessa maneira; devemos limpá-la.

Talvez você se pergunte: ?Como você pode limpar a sua alma?? Sei que muitas pessoas têm a boa intenção e querem ter um coração puro diante de Deus. Mas nós sabemos que isso só é possível através do Espírito Santo; só Ele pode nos convencer do quanto a nossa alma está suja, e Jesus disse isso em João 16:

"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:7,8).

Certa vez o rei Davi pecou contra Deus; ele adulterou e para pior a situação, ele mandou o esposo daquela mulher para morrer na batalha. Então a Bíblia mostra que Deus levantou o profeta Natã, e este entregou palavras duras para Davi; elas foram como o espelho para alma daquele homem, e ele pôde enxergar a sujeira que estava em seu coração. Mas ele levou a sério aquilo tudo e decidiu mudar de vida.

No Salmo 51 fez uma oração: "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei" (Salmo 51:7). Repare que Davi pediu para Deus purificar e lavar a sua alma,  e é exatamente isso que Jesus veio fazer por nós ali na cruz. A Bíblia diz em 1 João 1:9 que se nós confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele nos purifica de toda a injustiça e perdoa todos os nossos pecados. É isso que Deus faz quando você coloca sua alma diante do espelho; você reconhece as suas manchas e pede para Deus te purificar, e Deus então promete que vai te ajudar nesta caminhada. Você não vencerá o pecado sozinho; você vencerá com ajuda do Espírito Santo de Deus. Deus te abençoe.

Assista o vídeo no Youtube > Bíblia - O espelho da alma

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados