Ande na luz e seja guiado por Deus

Olá. Você já percebeu o quanto você é diferente de Jesus? Eu já percebi isso. Muitas vezes nós falamos de Jesus, sabemos os seus ensinamentos, nós meditamos nas Suas palavras, mas, na hora de agir, nós somos completamente diferentes dEle. E não deveria ser assim. E desta vez, eu quero refletir com você sobre a importância de nós andarmos na luz do Espírito Santo. Certa vez, Jesus disse aos discípulos que Ele deveria voltar para a Judeia para pregar o evangelho do reino de Deus. Mas naquele momento, os discípulos que caminhavam com Jesus se desesperaram. Por que eles fizeram isso? Porque da última vez que Jesus pregou ali na Judeia, as pessoas que estavam à Sua volta queria apedrejá-Lo, porque as palavras de Jesus eram palavras muito duras. Mas Jesus não era como nós. Jesus não era guiado pelas emoções, pela aprovação das pessoas, pelos "achismos", pelos seus sentimentos. Não! Jesus era guiado pela luz do Espírito Santo. Ele andava na luz de Deus. Então nós vamos ver o que Jesus respondeu aos Seus discípulos. Está em João, capítulo 11: "Jesus respondeu: 'O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo. Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz'" (João 11:9,10).

Nós acabamos de ver que quem anda de dia não tropeça. Quando Ele falou a respeito das doze horas, Ele estava falando a respeito da hora mais clara do dia, que é o sol do meio-dia. E Ele estava dizendo que Ele anda na perfeita luz do Espírito Santo. Ele era guiado por Deus e não pelos Seus sentimentos. E, ao mesmo tempo, Ele disse que quem anda de noite tropeça, pois não vê a luz. Então, é assim que as pessoas têm andado ultimamente. Elas têm tropeçado. Elas têm quebrado a cara em suas decisões, em suas atitudes. As pessoas não têm consultado a Deus. Elas não estão dispostas a fazer a vontade de Deus e, com isso, elas tropeçam na vida. Parece que os problemas vêm e vão sempre atropelando elas. Elas não conseguem sair disso. E é por isso que Jesus disse que Ele andava na luz, porque Ele estava disposto a fazer a vontade de Deus, mesmo que isso custasse a Sua própria vida. Mesmo que Ele fosse humilhado, zombado, criticado. Jesus não se importava. Ele queria fazer a vontade de Deus. Eu quero ler uma outra passagem para você, que está lá em João 4: "Disse Jesus: ' A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. Vocês não dizem: 'Daqui a quatro meses haverá a colheita? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita'" (João 4:34,35)

Jesus sabia exatamente o que Ele veio fazer neste mundo: salvar os pecadores. E Ele, então, disse que a colheita já estava pronta e que Ele deveria ter pressa para pregar o evangelho. Ele sabia que o coração das pessoas estava sofrido, estava carente e essas pessoas precisavam de uma esperança. E elas precisavam da vida eterna. Da mesma forma, nós devemos entender que nós precisamos andar na luz, se quisermos levar os outros pecadores para Deus. Quando Davi pecou e desobedeceu ao Senhor, ele disse o seguinte: "Senhor, traz de volta a alegria da minha salvação, pois, senão, os pecadores não poderão se converter a Ti". Davi entendeu que, enquanto ele não estivesse na luz, ele não poderia levar as outras pessoas também para a luz.

E você: como você tem caminhado com Deus? Você vive tropeçando na vida? Vive sem saber o que fazer? Talvez o que esteja faltando para você é um compromisso. É você renunciar ao pecado. É você renunciar esse relacionamento que não é da vontade de Deus. Você renunciar a essa atitude ilícita aí no seu trabalho. É você começar a obedecer ao Senhor. E quanto mais você caminhar na luz, mais Deus vai se revelar a você. Mas você vai ver o Senhor endireitando os seus caminhos. Então, a Palavra diz: "confie no Senhor de todo o teu coração e não se apoie no seu entendimento e Ele então endireitará as suas veredas".

Então, quando você deixa de querer resolver tudo do seu jeito, querer fazer tudo da sua maneira, querendo que seja no seu tempo, você passa a confiar no Senhor e aí Deus começa a agir na sua vida. Eu conheço muitos exemplos de pessoas que tropeçaram a vida inteira, sempre deram errado na vida, mas uma simples oração que elas fizeram de arrependimento, pedindo para o Senhor entrar na vida delas, a partir daquele momento, Deus inverteu a situação, Deus mudou a sorte dessas pessoas, e elas, então, passaram a ser vitoriosos, em vez de derrotados, que só apanha na vida.

E, para finalizar, eu quero ler para você uma outra passagem, que diz o seguinte: "A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia" (Provérbios 4:18).

O caminho do justo é como a luz do raiar do sol. Vai brilhando, brilhando até ser um dia perfeito. Assim é a vida daquele que anda com Deus. As coisas que aparentemente hoje são difíceis, complicadas, Deus faz tudo cooperar para o seu bem. Até aquilo que deu errado, a sua desobediência, Deus traz o perdão quando essa pessoa se arrepende e Deus converte a maldição em bênção. Então, se você tem se afastado dos caminhos de Deus, se você está longe da luz, a palavra do Senhor é: "Aquele que me segue de modo algum andará em trevas. Pelo contrário, terá a luz da vida."

Esse é o meu desejo para você. Que você ande na luz do Senhor. Peça direção para Ele. Não tome decisões precipitadas. E, mesmo que isso venha custar a sua reputação, não saia dos caminhos de Deus e Ele te honrará. E as pessoas verão a obra de Deus na sua vida e elas poderão temer a Deus assim como você está temendo hoje. Que Deus te abençoe! Compartilhe esse vídeo com os seus amigos e se inscreva no meu canal do YouTube. Um grande abraço!

Assista este vídeo no Youtube > Ande na luz e seja guiado por Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados