Voto é uma responsabilidade dada por Deus

/uploads/posts/Voto é uma responsabilidade dada por Deus

"Diante de tantas notícias de corrupção envolvendo políticos e seus partidos, decidi que daqui para frente vou anular todos os meus votos. Estou cansado de tanta mentira, além disso, o meu voto não fará nenhuma diferença. Se os políticos não se importam com o que está acontecendo no Brasil, por que eu deveria me importar?"

R: Eu entendo perfeitamente a sua indignação com o momento político que o nosso país tem vivido, mas me responda uma coisa: o que aconteceria com o Brasil se todo mundo decidisse anular o seu voto? Em pouco tempo nós perderíamos a liberdade de escolher nossos representantes e voltaríamos a ser governados por uma ditadura opressora e sedenta de poder. Nenhum sistema de governo no mundo é perfeito, inclusive o nosso, mas uma população omissa e desinteressada é tudo o que se precisa para que o país entre em colapso.

Mas eu também te aconselho a não anular os seus votos por outra razão: eu creio que o voto é uma responsabilidade dada por Deus. Quando Jesus andou nesta terra, o mundo estava sob a autoridade do império romano, liderado por César. Ele não foi eleito pelo voto do povo, nem as pessoas comuns tinham a oportunidade de expressar suas ideias através das urnas. Além disso, o governo romano não era perfeito; na verdade, ele promoveu o paganismo e castigava todos que andavam na direção contrária às suas regras.

Mesmo assim, Jesus ensinou que as pessoas tinham a responsabilidade de apoiar o seu governo terreno. Ele disse: "Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mateus 22:21). E o mesmo princípio vale para nós hoje: devemos fazer tudo o que pudermos para apoiar nossos governantes - independente se eles praticam a corrupção ou não. Se eles estiverem trilhando o caminho do mal, prejudicando o povo, pode ter certeza que a ira de Deus cairá sobre eles:

"Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos" (1 Tessalonicenses 4:6).

Então, não fuja da responsabilidade do voto. Ele pode sim, fazer toda a diferença para que mais pessoas justas sejam conduzidas ao poder. Também te aconselho a orar pelo Brasil e pelo nosso governo; não só pela presidência, mas por todos aqueles que ocupam um cargo público. Essas são as coisas mais sábias que você pode fazer! A Bíblia nos ordena a orar: "(...) por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade" (1 Timóteo 2:2).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados