Transamos, e agora?

/uploads/posts/Transamos, e agora?

"Oi pastor, tudo bem? Pensei muito antes de criar coragem e escrever para você. Eu e minha namorada tivemos um namoro em santidade durante dois anos, mas, uma noite, não resistimos e acabamos transando. Foi só uma vez, mas estamos muito mal com tudo isso. O problema é que não sabemos o que fazer, já que o nosso pastor não é muito “aberto” para ouvir os jovens da nossa igreja. Além disso, os pais dela são muito rígidos. Nos ajude, por favor."

R: Pelo que pude notar, meu irmão, o prazer que vocês sentiram foi muito menor do que o sentimento de culpa que vocês carregam. Eu tenho certeza que esse incômodo por causa do pecado é obra do Espírito Santo, mostrando a vocês que nada pode ser melhor do que caminhar com Ele. 

A Bíblia é muito clara em relação ao sexo antes do casamento e o que vocês fizeram é considerado uma falha grave. "O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros" (Hebreus 13:4). 

No entanto, nem tudo está perdido para quem ama a Deus e sabe que Ele não desiste de sua vida por nada! A Bíblia diz que Deus é misericordioso e que Ele está sempre de braços abertos para receber aqueles que se arrependem. Porém, para que você e sua namorada voltem a ficar firmes com Deus novamente, vocês precisam fazer dois tipos de confissão. 

A primeira delas precisa ser feita diretamente ao Senhor: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). Mesmo quando não somos fiéis, Ele permanece fiel. Jesus já pagou pelos nossos pecados na cruz, então, quando demonstramos arrependimento, o Senhor nos perdoa e nos purifica de toda sujeira que o pecado causou em nosso coração.

Ao confessarem esse pecado a Deus, vocês dois estarão perdoados. O problema é que, mesmo depois de Deus ter jogado o erro no mar do esquecimento, vocês estarão livres e, com certeza, vão ter muita dificuldade para evitar a tentação do sexo outra vez, e Deus não quer que isso aconteça de novo - não podemos abusar da Sua graça para não colhermos consequências ruins.

E é nesse momento que vocês precisam fazer a segunda confissão: "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz" (Tiago 5:16). 

Com os pecados perdoados por Deus, vocês precisam procurar um irmão na fé, de preferência uma pessoa mais experiente (confesse para um homem e sua namorada para uma mulher). Quando isso acontece, o pecado que estava oculto vem à luz e Satanás perde o espaço que tinha para continuar agindo em suas vidas.

Como você disse que o pastor de vocês não é uma pessoa muito "aberta" e os pais dela são muito rígidos, os aconselho a procurar ajuda com pessoas que sejam discretas e de confiança. Por mais que seja difícil e constrangedor contar as suas falhas, confessar o pecado aos outros os ajudará a impedir que o pecado aconteça novamente.

Também os aconselho a tomar algumas medidas para evitar a tentação, como, por exemplo, evitarem alguns tipos de contato físico até o casamento, combinar de não saírem juntos sem a presença de um amigo ou familiar e não ficarem sozinhos em lugar nenhum. Vocês também precisam substituir o tempo que vocês gastavam beijando e se abraçando, com conversas edificantes, saídas com a turma da igreja, leitura de livros sobre casamento e, é claro, passarem mais tempo em oração.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre relacionamento
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados