Tenho muito ciúme do meu namorado

/uploads/posts/Tenho muito ciúme do meu namorado

"Pastor, sofro demais por causa do ciúme que sinto pelo meu namorado. Ele está ficando cansado das minhas crises e disse que, se eu não melhorar, vai acabar terminando comigo. O que eu posso fazer para conseguir dominar esse mal que está acabando com o meu relacionamento?"

R: A Bíblia mostra quais são as qualidades do amor: "O amor é paciente, é benigno, não arde em ciúmes (...)" (1 Coríntios 13:4). Perceba que o verdadeiro amor não arde em ciúmes, mas isso não quer dizer que uma pessoa que ama, não possa ter ciúmes da outra.

Existem dois tipos de ciúmes: o bom e o ruim. O primeiro tem o sentido de pertencer, que vem de um relacionamento onde o casal deseja proteger e cuidar de forma saudável; já o segundo tem o sentido de posse, que vem de um relacionamento firmado na desconfiança e no desejo de um querer ser "dono" do outro, podendo, inclusive, gerar inveja.

O ciúme é muito complexo, é uma mistura de sentimentos... Ao mesmo tempo em que ele é um desejo de posse, ele também está relacionado ao medo de perder alguém. Então, devemos ter muita sabedoria para lidar com ele. 

Quando o ciúme é saudável, ele serve para preservar e proteger o outro, e isso faz bem para o relacionamento, assim como fala o ditado popular: "quem ama, cuida". Acredito que todo casal de namorados, noivos ou casados deve alimentar um pouco desse ciúme, desse zelo, cuidando um do outro para que ninguém seja seduzido por alguma armadilha do inimigo. A Bíblia diz que até o Espírito Santo de Deus sente ciúmes de nós: "Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?" (Tiago 4:5).

Se você perceber que uma moça fica dando indiretas para o seu namorado, você deve, em particular, pedir a ele para prestar mais atenção e manter distância daquela pessoa. Esse é um ciúme saudável, que vai fortalecer o seu relacionamento. Mas não se esqueça de sempre conversar com calma e confiar no que ele diz que fará.

Já o ciúme doentio faz com que a pessoa tenha atitudes mesquinhas em relação ao parceiro. A falta de sabedoria faz com que ela o manipule de forma possessiva, muitas vezes ferindo com palavras e causando o desgaste no relacionamento. Esse tipo de ciúme é desrespeitoso e não agrada a Deus. A Bíblia diz: "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus" (Gálatas 5:19-21).

Esse tipo de pessoa ciumenta (que parece ser o seu caso), sempre está com uma "pulga atrás da orelha" e nunca relaxa. Isso faz com que a pessoa se torne chata e inconveniente. Por fim, o casal acaba se afastando de todos e o clima entre os dois fica insuportável. 

A pessoa com ciúmes acha que é a única responsável pelo sucesso do relacionamento e, por isso ela toma estas atitudes. Mas seja sincera: você realmente acredita que para o seu namoro dar certo, depende só de você? Será que, ao pensar assim, você não está desconfiando também de Deus?

Em Mateus 10:29, Jesus disse que nenhum passarinho cai no chão se não for da vontade de Deus. Então, minha irmã, você precisa colocar o seu relacionamento nas mãos de Deus e confiar mais nEle. A incredulidade te afasta do Senhor e faz com que você tome decisões erradas, por isso a Bíblia diz: "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo" (Hebreus 3:12), pois "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6).

Então, sempre que você perceber que está com muito ciúmes, ore e entregue o seu namoro nas mãos de Deus. Em seguida, descanse, pois Deus quer cuidar de você! A confiança nEle é o remédio para você vencer o ciúme e ter um relacionamento feliz e duradouro. Mas, se depois de tudo isso, o seu namorado não der motivos para você confiar nele, então você deve avaliar bem as atitudes dele e refletir se você está disposta a ficar com alguém no qual você não confia. Queira o melhor de Deus para a sua vida e não tenha medo de entregar o seu coração e os seus caminhos nas mãos dEle!

LEIA MAIS:
Perguntas sobre relacionamento
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados