Tenho medo de tudo nessa vida

/uploads/posts/Tenho medo de tudo nessa vida

"Oi, pastor. Eu acho que sou a pessoa mais medrosa de todas, porque eu tenho medo de tudo nessa vida. Mas por que eu não deveria ter medo? Nesse mundo só acontecem tragédias e sinto que a qualquer momento, alguma coisa pode dar errado. Meu marido diz que eu não devo ficar me preocupando demais e que esse é um defeito muito grave. Mas eu não acho que isso seja um defeito, e sim algo que faz parte da minha personalidade. Será que estou errada?"

R: Cada um de nós tem uma personalidade única e, pelo que entendi ao ler a sua pergunta, realmente você deve ser um pouco mais medrosa do que a maioria das pessoas. Porém, minha irmã, isso não quer dizer que você não possa fazer nada a respeito disso! Na verdade, você tem que fazer algo, porque Deus não quer que sejamos prisioneiros dos nossos medos.

Alguns medos são normais, é óbvio; devemos ter medo de uma cobra venenosa, de um motorista bêbado, de algum estranho que ronda a nossa casa de madrugada, e por isso devemos tomar medidas para nos prevenir do mal. Devemos também ter medo de que alguns pecados dominem as nossas vidas, pois sabemos que eles vão nos destruir. A Bíblia diz para fugirmos de todo mal e buscarmos a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão (1 Timóteo 6:11). Já alguns medos, no entanto, não são nada bons - ou seja, eles não têm fundamento nenhum; são apenas pensamentos negativos em sua mente, e você precisa reavaliá-los.

Mas, independente se os seus medos têm fundamento ou não, você precisa saber que o segredo para vencer essa situação é aprender a confiar em Deus!  Você sabia Davi, um dos homens mais corajosos da Bíblia, também tinha seus medos? É verdade! Ele tinha medo da maldade dos homens, medo do que poderia acontecer com ele, e até medo de perder a presença de Deus em sua vida. E sabe o que ele fazia ao passar por situações parecidas com a sua? Ele confiava no amor e na proteção do Senhor. Veja o que ele escreveu: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?" (Salmos 27:1).

Então, minha irmã, o melhor que você tem a fazer é entregar a sua vida a Jesus. Quando os medos vierem te atormentar, concentre-se em Cristo e no Seu poder, e logo os seus medos começarão a desaparecer, um após o outro. Lembre-se sempre dessa promessa: "Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa" (Isaías 41:10).

O medo distorce o nosso pensamento, nos atormenta emocionalmente e faz com que tomemos decisões sem pensar. Por isso é tempo de você dizer não ao medo e seguir firme em direção aos planos que Deus tem para a sua vida.

"Deus não deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio" (Timóteo 1:7).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados