Tenho medo de assumir um compromisso com Deus

/uploads/posts/Tenho medo de assumir um compromisso com Deus

"Pastor, eu servi a Deus quando era mais nova e agora quero voltar, mas parece que toda vez penso em assumir um compromisso com Ele, sinto medo de não conseguir ir até o fim e do que as pessoas vão falar. Por isso acabo voltando atrás. Como eu posso vencer isso?"

R: Antes de responder a sua pergunta, gostaria que você lesse esta passagem do cego Bartimeu:

"...Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (Marcos 10:46-48).

Se você está querendo recomeçar sua vida e caminhar em vitória com Jesus, você precisa enfrentar os seus medos. Não deixe eles te controlarem! O medo tem uma capacidade enorme de nos paralisar, nos impedir de crescer, prosperar e andar com Deus. Quando deixamos o medo entrar em nosso coração, ficamos incrédulos, pois temos medo de tentar começar algo novo. Ficamos egoístas, pois temos medo de assumir um compromisso com Deus e com as pessoas. E ficamos cegos, pois nos concentramos no passado, não desfrutamos do presente e não conseguimos enxergar o futuro.

Como você leu no versículo acima, Bartimeu, o cego curado por Jesus, enfrentou um medo muito comum em muitos de nós - o medo da rejeição. Ele sabia que gritar por Jesus diante daquela multidão não era a melhor coisa a ser feita. As pessoas iriam olhar para ele e criticá-lo, mas ele estava tão desesperado que sabia que só Jesus poderia ajudá-lo. E veja o que aconteceu: Quando ele gritou pelo nome de Jesus, todos ao redor lhe disseram: "Não faça isso! Fique quieto! Pare de querer aparecer. Jesus não está interessado em você. Ele tem coisas mais importantes para fazer!"

Da mesma forma, o diabo sussurra coisas muito parecidas em nosso ouvido para ficarmos com medo, inseguros e acomodados. Então, quando surge uma oportunidade em nossa vida e começamos a crer, ele coloca pensamentos como estes: "Deus não vai te ouvir. Olha a situação em que você está. Seu caso não tem mais jeito. Você é muito pecadora para querer falar com um Deus tão santo. O que as pessoas vão pensar a seu respeito? Quem é você para querer mudar de vida?”"

Por isso, fique atenta e resista ao diabo quando ele tentar balançar o seu barco para afundá-lo. Deus está com você e foi Ele quem colocou essa fé no seu coração, mas agora Ele está te pedindo para fazer algo ousado: Ele quer que você dependa dEle completamente. Ele quer que você confie nEle acima de tudo e expulse o medo!

Mas, será que o medo nunca mais irá voltar em sua vida? Claro que sim! Porém, mesmo se você sentir medo, saiba que Deus te deu a liberdade de escolher entre o medo e a fé, e tudo o que você deve fazer é agir por fé e não pelos seus sentimentos. Eu sei que você não quer continuar do jeito que está, por isso peça a Deus que te fortaleça e que mostre as áreas de sua vida onde você mais tem medo. Jesus tem um plano para sua vida e Ele veio a este mundo para te libertar não somente do pecado, mas de todas as "cadeias invisíveis" que prendem o seu coração. Ele venceu o mundo por sua causa e você foi escolhida para morar no céu com Ele. Creia nessa promessa dEle:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver" (João 14:1-3).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados