Temos hora certa para morrer? Podemos evitar a morte e prolongar a vida? - Veja o que a Bíblia diz

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► Temos hora certa para morrer? Podemos evitar a morte e prolongar a vida?

Saiba se existe hora certa para morrer e se podemos evitar a morte e prolongar a vida. No 'Dúvidas do Cristão' de hoje você verá o que a Bíblia diz sobre a morte e se Deus sabe a hora certa de morrermos.

-----
Legenda:

Hoje quero responder uma dúvida que muitas pessoas têm: "Será que nós temos uma hora certa pra morrer? Será que Deus já planejou o dia em que deixaremos este mundo?"

Quando alguém morre, é muito comum as pessoas dizerem: "Pois é... a hora dele chegou." Mas, por mais que essa frase conforte no momento de luto, será que ela é verdadeira? A Bíblia diz que não! Nós não temos uma hora e uma data certa pra morrer.

No livro de Gálatas está escrito que “o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6:7), ou seja, muitas das consequências que sofremos na vida acontecem por causa da escolhas que fizemos - inclusive a morte.

A maioria das mortes que acontecem no mundo hoje em dia poderia ser evitada se as pessoas seguissem os ensinamentos da Palavra de Deus. Em Provérbios capítulo 3 está escrito: 

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos” (Provérbios 3:7,8).

Ou seja, pessoas que fumam demais, que são viciadas em álcool ou em outras drogas, têm mais chances de morrer por causa de uma doença grave do que aqueles que vivem uma vida saudável. O mesmo vale para aqueles que se envolvem com o crime ou que não dirigem com responsabilidade. É por isso que a Bíblia diz: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 14:12).

E aqueles que morrem atropelados, assassinados ou têm a vida interrompida por outro motivo inesperado? Elas não seriam vítimas do destino? Não! De acordo com a Bíblia, existem “imprevistos” que podem mudar a história de alguém. Veja o que está escrito em Eclesiastes capítulo 9:

“Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos. Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles” (Eclesiastes 9:12).

Talvez você já tenha se perguntado: “E os suicidas? Será que era a hora deles?” Eu quero que você reflita: Será que Deus seria capaz de criar uma pessoa já pensando que, no futuro, ela tiraria a própria vida? É claro que não! Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança e Ele nos ama tanto que deu a vida do próprio Filho para nos salvar das garras do inimigo.

Por isso, se por algum motivo, alguém decidiu se matar, isso não tem nada a ver com destino ou com o plano do Senhor, e sim com uma decisão da própria pessoa, pois mesmo que Deus saiba o dia da nossa morte, isso não quer dizer que Ele o tenha determinado.

Diante de tudo isso, você deve estar se perguntando: “Mas a Bíblia não diz que existe um ‘tempo de morrer’?”, Sim. Em Eclesiastes capítulo 3 diz que há “tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou” (Eclesiastes 3:2). Porém, o contexto desse versículo não se refere ao dia da nossa morte, mas sim, aos ciclos da vida. Na verdade, o que essa passagem da Bíblia mostra é que não devemos ficar ansiosos e nem preocupados com as coisas do dia a dia, pois nada foge do controle de Deus.

Sabendo disso tudo, será que é possível prolongarmos os nossos anos aqui na terra? Sim, é totalmente possível. Veja o que está escrito:

“Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento como promessa: ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6:2,3).

Muitas vezes, Deus usa nossos pais para nos alertar dos perigos deste mundo e para não tomarmos decisões erradas, por isso devemos respeitar a autoridade deles e seguir os seus conselhos, pois eles querem o nosso bem.

Veja também o exemplo do rei Ezequias na Bíblia, que mesmo depois de ter sido diagnosticado com uma doença grave e ter sido avisado pelo profeta Isaías de que iria morrer em pouco tempo, chorou aos pés do Senhor. Deus sabia que Ezequias era um homem muito obediente à sua Palavra e, por isso, mandou o profeta voltar à sua casa e dizer:

“Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida” (Isaías 38:5).

Eu creio que Deus pode nos dar livramentos de morte, e tenho certeza que todos nós já tivemos vários deles, mesmo que muitas vezes não saibamos. Mas acredito também que, podemos fazer a nossa parte para termos uma vida mais longa. Para isso, devemos em primeiro lugar, nos apegar a Deus como fez o rei Ezequias, e buscarmos ter hábitos saudáveis, evitar os vícios, pecados, e outras coisas que fazem mal à saúde nossa física e emocional.

E, para finalizar, é bom que você saiba que, por mais que você faça boas escolhas e viva da melhor forma, um dia você irá morrer. Não tem como escapar disso, pois é uma conseqüência do pecado. Mas, a boa notícia é que se você se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus como seu Senhor e Salvador, você será salvo e viverá eternamente ao lado dele! Veja o que Cristo te promete:

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:25,26).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados