Significado dos sonhos (Como saber se o sonho é revelação de Deus)

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► Significado dos sonhos (Como saber se o sonho é revelação de Deus)

Hoje eu quero falar com você sobre sonhos. Será que tudo o que sonhamos tem significado e vem de Deus? Será que o diabo pode nos fazer sonhar com algumas coisas? 

Muitas pessoas me perguntam se todos os nossos sonhos têm algum significado. As pessoas pensam que só porque sonharam com algo bom ou ruim, isso vai se tornar realidade na vida delas. Por exemplo: tem gente que acredita que alguém próximo irá morrer só porque sonhou com um caixão. Ou que será traído pelo esposo, pela esposa, porque viu uma cobra enquanto estava dormindo. E tem também aquelas pessoas que acham que vão ficar milionárias só porque sonharam com os seis números da Mega-Sena. Mas não é bem assim que funciona. É claro que Deus pode fazer revelações e falar com Seus filhos através dos sonhos. A Bíblia mostra isso diversas vezes - e eu vou te dar alguns exemplos daqui a pouco. Mas, muitos sonhos não passam de fruto da nossa imaginação e da nossa memória, que são ativadas pelo nosso subconsciente enquanto estamos dormindo. Daí você pode se perguntar: “Mas, pastor, como eu posso diferenciar um sonho vindo de Deus de um sonho que veio da minha imaginação?”.

Então vamos lá. Primeiro nós vamos falar sobre os sonhos que vêm da nossa imaginação. Esses são os sonhos mais comuns, que nós temos toda noite, mesmo quando a gente não se lembra deles. Você tem que entender que quando você está dormindo, o seu cérebro trabalha de uma forma diferente. O que ele faz? Ele mistura as suas memórias, suas emoções, seus sentimentos, desejos, e com isso forma os sonhos. Por exemplo: uma pessoa que passou uma semana inteira estudando pra uma prova difícil pode muito bem sonhar que chegou atrasada no dia do exame ou que se esqueceu da matéria que tinha estudado. Outro sonho muito comum que eu já ouvi também, é aquele em que as pessoas estão sem roupa em algum lugar movimentado, como na rua, na escola, no shopping. Isso acontece, na maioria dos casos, porque essas são pessoas tímidas e têm medo de se expor em público. Outra coisa que faz as pessoas terem sonhos, principalmente pesadelos, é ir dormir logo depois de ter comido muito. Você já deve ter passado por isso. E por que isso acontece? É que os alimentos aceleram o nosso metabolismo e isso deixa o nosso cérebro mais ativo. E o cérebro estando mais ativo, vai causar esses sonhos “sem pé nem cabeça”, muitas vezes assustadores e você vai pensar que é algo espiritual. Além disso, se você estiver muito ansioso, cansado e preocupado, com certeza você vai ter uma noite intensa de sonhos, e muitos deles pesadelos, e por mais que você não goste, e a ciência já provou que isso é positivo porque você se desgasta durante aquele sonho, isso vai liberar suas tensões e vai trazer um descanso pro seu corpo durante o dia. Certa vez, eu tava tão cansado por trabalhar até tarde da noite que quando fui dormir, acabei sonhando que tinha ido pregar numa igreja, mas esqueci qual Palavra eu ia levar pros irmãos e passei a maior vergonha! Lembro que todo mundo ficou olhando para a minha cara no púlpito e foi uma situação muito complicada. Ainda bem que eu acordei logo em seguida e vi que não era verdade!

Então eu falei pra você dos sonhos que vêm da nossa imaginação. Já os sonhos que vêm de Deus são bem diferentes, porque eles têm um significado. Na Bíblia, todas as pessoas que tiveram um sonho de Deus sabiam que era um sonho especial. A mensagem do Senhor sempre vem muito clara ou com uma interpretação. Por exemplo: José, noivo de Maria, que foi mãe de Jesus, sonhou que um anjo estava falando pra ele fugir com Maria pra Belém. Jesus era recém nascido, e esse sonho foi um alerta de Deus pra livrar Jesus da morte, porque o rei Herodes queria matar todos os meninos de até 2 anos (Mateus 2:13-23). A Bíblia também conta que o apóstolo Paulo sonhou que um rapaz estava clamando por ajuda e ele entendeu que Deus estava o chamando para pregar a Palavra na Macedônia (Atos 16:9). Isso sem falar de homens como Daniel, José do Egito, que tiveram sonhos que eram revelação de Deus. Então creia que Deus pode falar com você também! Por exemplo: às vezes você sonha com alguém que você conhece e você fica pensando nela depois que acorda. Pode ser que Deus queira que você interceda por ela e Ele vai te usar pra abençoá-la. 

Agora, se você não tem certeza se o seu sonho veio de Deus, eu te aconselho a orar em primeiro lugar, e analisar alguns pontos. Por exemplo: Será que o seu sonho tem a ver com algo que aconteceu com você no passado ou é algo que você deseja muito que aconteça? Como eu falei, os nossos sonhos são uma mistura de sentimentos, memórias, desejos, medos... Então analise como tem sido os seus últimos dias e veja se o seu sonho tem ligação. Se tiver, pode ser que seja só um fruto da imaginação, e não uma mensagem que Deus quer te transmitir. Outra questão que você tem que analisar é se o seu sonho foi muito absurdo e você ficou muito confuso. Geralmente os sonhos são estranhos mesmo, e não tem nenhum sentido. Mas um sonho vindo de Deus provavelmente vai ter um sentido, porque Ele não é um Deus de confusão. Talvez você não vai ter a resposta na hora, mas com o tempo o Senhor vai te revelando e você vai começando a entender. Amém? E por fim: analise se o seu sonho não está em desacordo com a Palavra de Deus. Por exemplo: o fulano sonhou que a moça da igreja queria ficar com ele, só que tem um porém: ela é casada. Você acha que esse sonho vem de Deus? É lógico que não!!! Então fique muito atento, e se puder, converse com uma pessoa experiente, uma pessoa firme com Deus, antes de sair contando pra todo mundo que “Deus” falou com você, tá bom?

 E outra coisa que as pessoas me perguntam muito é se o diabo pode interferir nos nossos sonhos. E pelo que eu já vi e já ouvi, a resposta é sim. A Bíblia diz que nós estamos no meio de uma batalha espiritual e isso pode trazer pesadelos, apesar de ser muito difícil saber quando um sonho é realmente obra de Satanás. Como eu disse antes, a maioria dos pesadelos é fruto da nossa mente. Por isso nós não podemos achar que todo sonho têm um significado espiritual, ou que tem uma mensagem que nós precisamos decifrar. Mas eu já conversei com pessoas que tiveram pesadelos terríveis, e que esses sonhos eram algo demoníaco, principalmente por quem se envolve com macumba, bruxaria, feitiçaria. E se você já viu o meu testemunho, eu cheguei a ir em terreiro de umbanda e eu gostava muito de esoterismo. Eu estava caminhando pra perdição, e quando me converti, eu tinha muitos pesadelos em que o diabo vinha me enforcar e eu não consegui falar. Era algo terrível! Mas aí Deus me dava força e eu falava: “O sangue de Jesus tem poder!”. Aí com o tempo eu fui aprendendo que o nome de Jesus tem poder e que eu não devia ter medo. Então, se você está passando por isso, ore antes de dormir e clame ao sangue de Jesus, e você vai ver que o diabo é um derrotado!!!

E, por fim, eu quero falar com você sobre os falsos significados que um sonho pode ter. Têm pessoas quem acreditam que cada sonho tem um significado, mesmo que não faça nenhum sentido pra ela. Esse assunto é tão sério que tem muito livro, revistas, sites, que falam só sobre isso. Então tome muito cuidado porque é muito perigoso você afirmar com certeza, que sonhar com cobra é sinal de traição; sonhar com dente quebrado significa que vai ter problema na vida amorosa. E por aí vai... Nós, cristãos, não podemos nos apegar a esse tipo de coisa, porque temos um Deus que está no controle de tudo e cuida de nós, nos protege, nos guia. Além disso, se você ficar acreditando muito nessas interpretações e colocando sua esperança nisso, você está pecando, porque você está deixando de confiar em Deus. Então, se você teve um sonho e acha ele tem um significado, fique em paz porque Deus vai te mostrar. Pode ser através de uma pregação, das situações que acontecem com você no dia a dia, e confie que todas as coisas contribuem para o seu bem! Amém? Eu espero que você tenha gostado deste vídeo e que você tenha entendido a diferença de um sonho que vêm da sua imaginação de um sonho que é revelação de Deus.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados