Será que o cristão pode perder a salvação?

/uploads/posts/Será que o cristão pode perder a salvação?

"Pastor, já faz um tempo que eu tenho uma dúvida em relação à salvação do cristão, mas não encontro ninguém capaz de respondê-la de forma satisfatória. Outras pessoas nem tocam no assunto! É verdade que o cristão pode perder a salvação? Como isso poderia acontecer?"

R: Antes de qualquer coisa, gostaria de te parabenizar por essa pergunta, porque muitos cristãos não tocam neste assunto com medo da resposta que podem receber. Afinal de contas, quem quer perder a sua salvação? Então, é melhor nem tocar no assunto, não é mesmo!? Mas não deveria ser assim. O cristão deve sim questionar se ele pode ou não perder a sua salvação. Então, vamos lá:

Antes de começar a responder a sua pergunta, precisamos definir o que realmente significa "ser cristão". Ser cristão não necessariamente é uma pessoa que ora, que lê a Bíblia ou que nasceu em uma família cristã. Por mais que essas coisas possam fazer parte da vida de um cristão, não é isso que torna alguém verdadeiramente cristão! Ser cristão é receber a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida através do Seu sacrifício na cruz (João 3:16; Atos 16:31; Efésios 2:8-9).

Sendo assim, com essa definição em mente, vamos voltar à pergunta: o cristão pode perder a salvação? Eu jamais poderia te dar essa resposta sem antes consultar o que diz a Bíblia a respeito do que acontece quando somos salvos e o que significaria perder essa salvação. Vejamos:

O cristão é uma nova criatura

A Bíblia diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17).

Nesta passagem, o apóstolo Paulo fala que se uma pessoa está "em Cristo", ela se tornou uma criatura completamente nova. Ou seja, para perder a salvação, essa nova criação teria que ser cancelada e a pessoa teria que voltar a ser uma velha criação.

O cristão é redimido

"Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito" (1 Pedro 1:18,19).

Ser redimido significa ser resgatado. Esse termo se refere à "realização de uma compra, um preço que está sendo pago". Para um cristão perder a salvação, Deus teria que se arrepender e se desfazer da compra que fez e pagou com o precioso sangue do Seu Filho Jesus.

O cristão é justificado

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1).

Justificar é o mesmo que "declarar justo". E todo aquele que recebe Jesus como seu Senhor e Salvador é declarado justo por Deus. Para um cristão perder a salvação, Deus teria voltar atrás com a Sua Palavra e retirar a declaração que deu anteriormente.

O cristão tem a promessa da vida eterna

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

A vida eterna é uma promessa de vivermos com Deus no Céu para sempre. Ele nos promete: "creia que Jesus é o seu Salvador e você terá vida eterna". Isso mostra que para um cristão perder a salvação, ele teria que perder a eternidade. E como Deus poderia quebrar uma promessa feita por Ele? Por acaso Deus é homem para mentir ou voltar atrás em Suas promessas? Não!

O cristão tem a garantia que será glorificado

"E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou" (Romanos 8:30).

Em Romanos 5:1, o apóstolo Paulo nos ensinou que a justificação de Deus é declarada no momento da fé. E, de acordo com o versículo acima, a glorificação é garantida a todos que o Senhor justifica. Glorificação significa receber um corpo de ressurreição perfeito no Céu. Se um cristão puder perder a salvação, então tudo o que Paulo escreveu em Romanos 8:30 está errado, porque Deus não pode garantir a glorificação para todo aquele que Ele predestinou, chamou e justificou.

Esses pontos deixam bem claro que o cristão não pode perder a sua salvação. Se a salvação pudesse ser perdida, tudo o que a Bíblia diz que acontece com uma pessoa quando ela recebe Jesus como seu Senhor e Salvador teria que ser apagado. A salvação não pode ser revertida. Um cristão não pode deixar de ser uma nova criatura. A redenção não pode ser cancelada. A vida eterna não pode deixar de existir. Se um cristão pudesse perder a salvação, Deus teria que voltar atrás com a Sua Palavra e mudar de ideia. E a Bíblia nos ensina que Ele nunca faz essas duas coisas: "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?" (Números 23:19).

Mas alguém pode perguntar: "Mas o que dizer daqueles cristãos que não abandonam um estilo de vida imoral, que vai contra a Palavra de Deus?" Ou então, "o que dizer daqueles que um dia foram cristãos, mas que hoje abandonaram (e até negam) a fé em Cristo?". Pois bem, a verdade é que essas pessoas que se consideram ou se consideravam cristãs nunca foram verdadeiramente cristãs! Como eu sei disso? Por causa do que a Bíblia diz. A Palavra de Deus afirma que um verdadeiro cristão sempre lutará para não viver uma vida de imoralidades (Leia 1 João 3:6-10), e diz também que qualquer um que abandone a sua fé em Cristo está demonstrando que nunca foi um verdadeiro cristão (1 João 2:19).

Então, que fique bem claro: um cristão não pode perder a sua salvação, porque nada pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38,39). Nada pode nos tirar das mãos de Deus (João 10:28,29). E o mais importante: Deus sempre manterá a salvação que nos prometeu! Veja:

"Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém" (Judas 1:24,25).

Agora, caso o cristão que foi salvo, volte a praticar pecados de forma constante, ele será disciplinado por Deus assim como um pai disciplina o seu filho. Leia a mensagem que explico sobre isso - Clique aqui

LEIA MAIS:
Perguntas sobre vida cristã
Perguntas sobre salvação
Perguntas sobre outros assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados