Por que as pessoas boas morrem cedo?

/uploads/posts/Por que as pessoas boas morrem cedo?

"Pastor, há alguns meses, o meu melhor amigo da escola morreu de leucemia. Nós estudávamos juntos e estávamos nos preparando para prestar o vestibular no final deste ano. Por que Deus deixou isso acontecer com uma pessoa tão boa, já que ele dizia ter tanta fé nEle? Deus o castigou por alguma coisa que ele fez de errado? Eu não consigo entender."

R: Não, Deus não puniu o seu amigo por nada que ele tenha feito de errado. Pelo contrário, Deus o amava tanto que resolveu livrá-lo de toda dor que ele sofreu nesta vida. O amor de Deus por nós é tão grande, tão especial, que o salmista escreveu: "O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão" (Salmos 63:3).

Agora, em relação ao porquê de Deus ter permitido que seu amigo morresse tão jovem, confesso que eu não tenho a resposta. Para falar a verdade, essa é uma das questões mais difíceis de serem respondidas - e eu mesmo já me perguntei várias vezes a respeito disso. Eu creio que um dia, no céu, todas as nossas perguntas serão respondidas, mas, até que esse momento chegue, nós só podemos olhar para o Senhor e entregar nossa vida e nossas dúvidas nas mãos dEle. Mas eu quero que você entenda duas verdades importantes:

Em primeiro lugar, o mundo de hoje não é do jeito que Deus fez originalmente. Quando criou o mundo, Ele queria que vivêssemos ao Seu lado, em perfeita harmonia, paz e comunhão para sempre. Porém, algo terrível aconteceu: o pecado tomou conta do coração do homem. À partir disso, a raça humana se rebelou contra Deus e, desde então, o nosso mundo tem sido destruído por doenças, injustiças, violência e pela morte - e nenhum de nós está livre disso.  O apóstolo Paulo escreveu: "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).

Porém, em segundo lugar, você precisa saber que, apesar de tudo isso, esse Deus nos ama, quer nos ajudar e deseja nos dar uma esperança para o futuro. Como eu sei disso? Eu sei, porque Jesus veio ao mundo para vencer o pecado e a morte; e Ele fez isso através de Sua morte na cruz e de Sua ressurreição.

"Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado" (Romanos 6:6,7).

Então, a coisa mais importante que você pode fazer para ter sempre as boas lembranças do seu melhor amigo, é entregar a sua vida a Jesus. Eu tenho certeza de que ele ficará muito feliz em te encontrar na eternidade! "E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida" (1 João 5:11,12).

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre morte e luto

Perguntas sobre vários assuntos
Por que os maus prosperam e os bons sofrem?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados