Os Dez Mandamentos estão ultrapassados?

/uploads/posts/Os Dez Mandamentos estão ultrapassados?

"Pastor, por que eu deveria seguir os Dez Mandamentos? Eu acho que essas leis foram boas no passado, mas hoje nós vivemos em um mundo completamente diferente. Você não acha também que as leis que Deus entregou a Moisés estão ultrapassadas e devem ser deixadas de lado?"

R: Antes de tudo, gostaria de saber: alguma vez você realmente estudou os Dez Mandamentos? (você pode encontrá-los em Êxodo 20 e Deuteronômio 5). Se você os ler com cuidado e atenção, perceberá que essas leis estão mais atualizadas do que nunca - mesmo que você não concorde com alguma delas.

Por exemplo, qual dos Dez Mandamentos você excluiria, se pudesse? Você acabaria com os mandamentos proibindo o homicídio ou roubo? Você acabaria com o mandamento que proíbe a ganância? Sinceramente, eu duvido que você queira excluir algum destes, porque nenhuma sociedade pode viver em paz e harmonia sem eles.

Talvez, então, você gostaria de acabar outros mandamentos, como aquele que nos ordena colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas; que condena a idolatria; ou até mesmo o que proíbe o adultério, protegendo a família? Eu sei que algumas pessoas gostariam de ignorar esses mandamentos, mas, se fizermos isso, nós seremos tomados pelo caos!

Ao estudar os Dez Mandamentos, sabe o que eu descobri? Descobri que obedecer a eles faz com que a obediência aos outros mandamentos deixados por Deus na Bíblia se torne mais fácil. É claro que nós somos falhos e pecadores, e mais cedo ou mais tarde, nós vamos errar. Até hoje, somente Jesus conseguiu obedecer fielmente os mandamentos, mas o nosso desejo de querer andar segundo a vontade do Senhor nos torna pessoas melhores a cada dia.

Outra coisa que aprendi com os Dez Mandamentos é que, se todos fizessem o melhor para obedecê-los, o mundo seria um lugar muito melhor; sem guerras, sem fome, sem escravidão. A Palavra de Deus diz: "Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!" (Deuteronômio 5:29)

Então, gostaria que você se perguntasse: qual é o lugar que Deus tem em sua vida? Ele é importante para você (como deve ser), ou você está procurando ficar o mais longe possível dEle, por não querer abandonar o seu estilo de vida pecaminoso? Não se deixe enganar, e não queira seguir a multidão, porque a maioria das pessoas não querem compromisso com a Verdade.

Por isso, volte-se para Jesus e faça dEle o Senhor da sua vida! Essa advertência de Cristo é para você: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela" (Mateus 7:13).

Conheça o plano de Deus para sua salvação - Clique aqui

LEIA MAIS:
Perguntas sobre vida cristã
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados