O que é preciso para se batizar?

/uploads/posts/O que é preciso para se batizar?

"Pastor, eu nasci em uma família pouco religiosa e cresci sem ter muita ideia de quem é Deus. Há três meses, comecei a frequentar uma igreja evangélica perto de casa e estou gostando muito de conhecer a Palavra. Decidi, então, que quero me batizar. Quais são as condições para isso? O que é preciso para se batizar"

R: Você sabia que a Bíblia conta o caso de um homem estava começando a estudar a Palavra de Deus e ele perguntou ao apóstolo Felipe a mesma coisa que você? Veja:

"Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. O que me impede de ser batizado?" (Atos 8:36). Essa é, sem dúvida, uma ótima pergunta!

O batismo é um requisito para todos aqueles que desejam se relacionar com Deus. Ele torna público o nosso desejo de servir ao Senhor e mostra que temos prazer em fazer a vontade dEle. O salmista escreveu: "No Teu livro está escrito a meu respeito. Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração" (Salmos 40:7,8).

Contudo, para uma pessoa se batizar, é preciso, antes, seguir alguns passos específicos apontados pela Bíblia. Vejamos:

1) Para se batizar, é preciso ouvir e entender

Em primeiro lugar, a pessoa precisa ouvir a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo fala sobre a importância da pregação do evangelho: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: 'Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!' No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: 'Senhor, quem creu em nossa mensagem?' Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo" (Romanos 10:14-17).

Repare que, além de ouvir, a pessoa que quer se batizar também precisa entender as mensagens deixadas por Deus na Bíblia. Então, uma criança pequena ou alguém que não consegue entender que Jesus veio ao mundo, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, não pode se batizar.

2) Para se batizar, é preciso crer

Muitas pessoas ouvem, mas nem todas aceitam o que a Bíblia diz a respeito de Jesus. Você está tendo o privilégio de aprender no Novo Testamento os relatos sobre a vida de Cristo, que "(...) foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome" (João 20:31).

Essa fé em Jesus como Filho de Deus é determinante para a nossa salvação. Se a pessoa não crer nisso, não há motivos para se batizar. O próprio Jesus disse: "Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados" (João 8:24).

Por fim, antes de voltar ao céu, Jesus disse aos apóstolos: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Marcos 16:15-16).

3) Para se batizar, é preciso se arrepender

Você pode ouvir a Palavra, entende-la e aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Porém, isso não será suficiente se você não se arrepender dos seus pecados. "Mas por que isso, pastor?", você deve estar se perguntando agora. E a resposta é: porque se arrepender significa decidir mudar a direção da sua vida!

Antes de conhecer a Jesus, o ser humano é escravo do pecado (Efésios 2:1-2,12). Mas se ele aceitar a Palavra de Deus com o coração aberto, ele certamente irá querer abandonar as práticas do pecado. Por isso, se o arrependimento for sincero, ele trará uma verdadeira mudança de vida. No dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro falou sobre a importância do arrependimento: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar" (Atos 2:38,39).

Então, meu irmão, peça para que Deus te dê o entendimento de Sua Palavra, aumente a sua fé em Cristo e, principalmente, te convença dos seus pecados para que você se arrependa de todos eles. Depois disso, você estará pronto para ser batizado. Deus te abençoe!

LEIA MAIS:
Batismo por imersão ou aspersão? Qual é mais bíblico?
Perguntas e Respostas sobre outros assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados