Batismo por imersão ou aspersão: qual é mais bíblico?

/uploads/posts/Batismo por imersão ou aspersão: qual é mais bíblico?

"Pastor, eu sou novo convertido, mas ainda não fui batizado por um único motivo: eu não sei qual é a forma correta de realizar o batismo, se por imersão ou aspersão. A igreja que frequento diz que é um; já a denominação da minha família garante que é outro. Qual é o certo? Estou preocupado, pois quero fazer a coisa certa."

R: Não se preocupe, pois essa é uma dúvida muito comum entre os cristãos - inclusive entre aqueles que têm anos de caminhada com Jesus. Como você adiantou em sua pergunta, existem dois métodos de batismo nas igrejas: por imersão e por aspersão.

Antes de começar a explicar como cada um desses batismos é realizado, quero deixar claro que a Bíblia não dá muita importância para isso. Quando Jesus mandou batizar seus discípulos, Ele não deixou nenhuma orientação que indicasse a forma com que a água deveria ser utilizada. Veja: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19).

Os homens usados por Deus para escrever a Bíblia também pareciam não se preocupar com a forma com que a água devesse ser aplicada no batismo. Antes, eles voltavam sua atenção para o que aconteceu na vida dessa pessoa antes do batismo, na sua transformação e, principalmente, na sua salvação em Jesus Cristo.

Desse modo, não irei defender um ou outro método de batismo. Apenas explicarei como cada um deles é realizado, pois, para mim, não importa a quantidade de água e a forma como ela é usada. O que realmente importa é o que o batismo significa em sua essência. Vejamos:

Batismo por imersão

O batismo por imersão se dá quando o pastor ou ministro afunda a pessoa na água, erguendo-a em seguida. Esse tipo de batismo normalmente é realizado em lugares onde exista certa profundidade de água que possibilite o movimento de afundar e levantar. Os lugares mais comuns são: piscinas, rios e piscinas batismais que existem em muitas igrejas.

Os cristãos que defendem esse tipo de batismo acreditam que a imersão é essencial para que a simbologia do batismo seja válida, pois o ato se afundar e levantar nas águas significa que a pessoa está morrendo para o mundo e nascendo para Cristo. Contudo, alguns pontos nos mostram que esse não foi o único modo de batismo apresentado na Bíblia. Veja:

a) Será que João Batista era capaz de imergir nas águas do Rio Jordão todas as multidões que se ajuntavam em volta dele? Ou ele simplesmente batizava aquelas pessoas derramando um pouco d’água em suas cabeças?

b) Será que os discípulos de Jesus encontraram água suficiente em Jerusalém e tiveram facilidade para batizar por imersão três mil pessoas em um único dia?

c) Existe algum texto que comprove que eles seguiram outro método que não fosse o modo dos batismos do Antigo Testamento?

d) A passagem de Atos 9:18 diz que Paulo saiu de onde estava com Ananias para se emergir em algum poço ou rio? 

e) Em Atos 10:47,48 não dá a impressão de que tiveram que trazer água para que Cornélio e as pessoas que estavam em sua casa fossem batizadas?

f) Por acaso, o carcereiro da cidade de Filipos deixou que seus prisioneiros deixassem a prisão e fossem até o rio para serem mergulhados em algum rio? (Leia Atos 16:22-33)

Sinceramente, esses pontos colocam um ponto final no discurso de que só o batismo por imersão seja o correto!

Batismo por aspersão

O batismo por aspersão se dá quando o pastor ou ministro derrama uma certa quantidade de água sobre a pessoa. Normalmente, esse tipo de batismo não exige locais com grande quantidade de água, como no batismo por imersão. Veja alguns exemplos da Bíblia que mostram que esse tipo de batismo também era utilizado:

a) O caso das três mil pessoas batizadas em um único dia: A Bíblia diz que: "Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas" (Atos 2:41);

b) O batismo de Saulo de Tarso na Rua Direita: "O Senhor lhe disse: 'Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver’. Respondeu Ananias: ‘Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome’. Mas o Senhor disse a Ananias:Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome’. Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse:Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo’. Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado" (Atos 9:11-18).

c) O caso do carcereiro de Filipos: "O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: ‘Senhores, que devo fazer para ser salvo?’Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa’. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados" (Atos 16:29-33).

Então, meu irmão, não se preocupe com a quantidade de água que usarão no dia do seu batismo. Nem perca seu tempo se preocupando se irão te mergulhar em uma piscina ou se vão derramar um pouco d’água em sua cabeça. O que realmente importa é que, a partir do momento em que você for batizado, você estará demonstrando publicamente que você é uma nova criatura em Cristo Jesus!

LEIA MAIS:
O que é preciso para se batizar?
Perguntas sobre salvação
Perguntas sobre vida espiritual
Perguntas sobre outros assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados