O cristão pode ter árvore de Natal em casa?

Perguntas e respostas

O cristão pode ter árvore de Natal em casa?
Anúncios

"Pastor, minha família é cristã e nós sempre celebramos o Natal. Uma das coisas que mais gostamos de fazer no final do ano é nos reunir para montar e enfeitar a árvore de Natal na sala de casa. Porém, um pastor de outra denominação me disse, citando versículos da Bíblia, que não podemos ter árvore de Natal, pois se trata de paganismo e por isso é um pecado muito grave contra Deus. Ele está certo?"

R: Essa questão de uma família temente a Deus ter ou não árvore de Natal em casa é uma discussão que acontece há muito tempo e acredito que nunca chegaremos a um consenso sobre isso. Eu, particularmente, respeito a opinião de quem é contra, mas preciso deixar bem claro que esse costume moderno de ter uma árvore de Natal não está relacionado a nenhum tipo de paganismo.

Por mais que algumas denominações critiquem as árvores de Natal (usando, por exemplo, a passagem de Jeremias 10:1-16 que proíbe o corte e decoração de árvores), não existe na Bíblia nada que condene ou proíba montar uma árvore decorada no mês em que é celebrado o nascimento de Jesus. Se analisarmos esse texto bíblico, veremos que Deus, na verdade, proíbe a fabricação de ídolos feitos de madeira que são revestidos com prata e ouro para serem adorados.

Uma outra passagem que também é usada por essas pessoas está em Isaías 44, onde o profeta se refere à tolice dos adoradores de ídolos que cortam uma árvore, queimam parte dela no fogo para se aquecerem e usam a outra parte para formar um ídolo para adorar. Sendo assim, a menos que nos curvemos diante de uma árvore de Natal e a usemos para esculpir um ídolo e orar a ele, essas passagens da Bíblia não podem ser aplicadas a árvores de Natal.

Para você ter uma ideia de como essa teoria de paganismo está fora de questão, eu pesquisei na internet e descobri que a primeira árvore de Natal foi decorada por cristãos protestantes na Alemanha do século 16. A nossa árvore de Natal moderna veio dessas primeiras tradições alemãs e o costume se espalhou pelo mundo afora através dos imigrantes daquele país. Então está muito claro: Não há nenhum significado espiritual para se ter uma árvore de Natal, ok? A Bíblia diz:

"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova" (Romanos 14:22).

Então, independente da sua escolha em montar a árvore de Natal ou não, saiba que essa decisão (assim como todas as outras que você toma diariamente) deve ser feita para agradar a Deus. O apóstolo Paulo estabeleceu um principio sobre essa liberdade que o Senhor nos deu. Veja:

"Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz (...)" (Romanos 14:5,6).

Deus se entristece quando Seus filhos menosprezam os outros por celebrarem ou não o Natal; por montarem ou não uma árvore de Natal em suas casas. Isso se chama "orgulho espiritual" e todo cristão precisa tomar muito cuidado com isso! Quando nos achamos no direito de julgar alguém sobre algo que a Bíblia não diz, estamos usando a liberdade que Cristo nos deu de forma errada e criamos divisões dentro do Seu corpo (a igreja) e, desse modo, desonramos a Deus. É por isso que a Bíblia diz: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31).

LEIA MAIS:
Qual é o verdadeiro significado do Natal?
Perguntas sobre datas comemorativas
Perguntas sobre diversos assuntos

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas