O cristão pode ser cremado?

/uploads/posts/O cristão pode ser cremado?

"O que a Bíblia fala a respeito da cremação? É verdade que, se um cristão for cremado, ele não irá para o céu? Nossa família está analisando essa possibilidade, mas está preocupada com as possíveis consequências espirituais."

R: Para falar a verdade, a Bíblia não fala absolutamente nada a respeito da cremação. Existem sim, no Velho Testamento, algumas passagens sobre pessoas sendo queimadas até a morte (leia 1 Reis 16:18 e 2 Reis 21:6), e de ossos humanos sendo queimados (leia 2 Reis 23:16-20), mas esses não são exemplos de cremação.

Se você abrir a sua Bíblia em 2 Reis 23:16-20, você verá que queimar ossos humanos no altar era algo que insultava a Deus. Porém, ao mesmo tempo, não existe no Antigo Testamento nada que proíba a queima de um corpo humano falecido, nem aplica maldição ou julgamento à pessoa que é cremada.

Os cristãos do Novo Testamento também não tinham o costume de cremar os corpos de seus mortos. De acordo com a Bíblia, eles tinham como costume sepultar as pessoas em tumbas, cavernas ou na terra. Veja o que aconteceu com o corpo de Jesus:

"E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. (...) E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se" (Mateus 27:57-60).

No entanto, é importante ressaltar que, por mais que o sepultamento fosse a prática mais comum naquela época, a Bíblia não faz nenhuma menção de que esta era a única prática permitida para se dispor de um corpo.

Sobre um cristão não ir para o céu porque teve o corpo cremado... Isso não tem lógica! Alguns crentes são contra a prática da cremação porque acham que essa ação vai contra a Palavra de Deus que diz que, um dia, Ele ressuscitará o nosso corpo para uni-lo com a nossa alma e espírito (leia 1 Coríntios 15:35-58 e 1 Tessalonicenses 4:16).

Mas vamos ser sinceros: você acha que o fato de um corpo ter sido cremado dificulta a capacidade de Deus ressuscitá-lo? É óbvio que não! Se fosse assim, os corpos dos cristãos que morreram há milhares de anos e se tornaram pó, não seriam ressuscitados. A cremação não faz nada além de "acelerar" o processo de fazer o corpo voltar ao pó.

Deus é totalmente capaz de ressuscitar os restos mortais de alguém que foi cremado, assim como Ele é capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que não foi cremada. A forma de enterro ou cremação é uma escolha que fazemos e Deus nos dá liberdade para isso. Então, se sua família está pensando sobre cremar, sugiro que orem pedindo sabedoria a Deus e sigam o que Ele lhes falar. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada" (Tiago 1:5).

LEIA MAIS: 
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados