O cristão pode jogar na loteria? É pecado jogar na Mega Sena?

ASSISTA NO YOUTUBE ► O cristão pode jogar na loteria? É pecado jogar na Mega Sena?

Todo fim de ano é a mesma coisa. As pessoas vão correndo para as lotéricas para jogar na Mega Sena da Virada. Muitas fazem bolão com os colegas de trabalho, com a família ou compram diversos bilhetes na esperança de ganhar o prêmio de milhões de reais. Ainda mais com a crise em que está o nosso país, quem não gostaria de levar uma bolada dessas? Daria para ajudar todo mundo e ainda garantir um futuro próspero financeiramente (é claro, se a pessoa souber usar com sabedoria.

Mas a pergunta que muitos cristãos fazem é essa: Será que é pecado jogar na Mega Sena? Se a intenção for ajudar as pessoas, podemos gastar dinheiro com esse tipo de jogo? A Bíblia diz algo sobre isso? Hoje eu vou esclarecer todas as suas dúvidas e no final vou te mostrar se é pecado ou não.

Esses dias uma pessoa me mandou uma pergunta que eu achei muito interessante e quero ler para vocês. Ele disse assim:

"Pastor, eu gostaria de saber se o cristão pode jogar na loteria, porque meu pai, apesar de servir a Deus, não consegue largar esse vício. É tão grave, que já tivemos água e luz cortados porque ele usou todo o dinheiro das contas no jogo. Ele fala que não está pecando, porque diz que até os homens de Deus na Bíblia ‘lançavam a sorte’. Além disso, ele diz que a loteria ajuda em várias obras sociais e que, se ganhar um dia, vai doar parte do dinheiro para ajudar a igreja. O que a Bíblia diz sobre isso?"

E eu respondi para ele o seguinte: Irmão, na Bíblia não existe nenhum versículo específico que condene jogos de azar, loteria, até porque não existia esse tipo de jogo na época em que foi escrita. Mas a Palavra de Deus nos alerta para não amarmos o dinheiro. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

"Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos" (1 Timóteo 6:9,10).

O pai desse rapaz disse que não está pecando em jogar na loteria porque alguns homens de Deus do passado "lançavam sorte", e isso é verdade, mas ele não entendeu o que significa "lançar sorte" na Bíblia. Esse era um método de adivinhação para saber qual era a vontade de Deus para uma situação ou alguma questão que parecia complicada. E trazendo para os nossos dias, seria algo parecido com o "cara e coroa" que o juiz utiliza nos jogos de futebol para saber qual time vai começar a partida.

Apesar desse método também ser usado por nações pagãs para saber a vontade de seus deuses, vemos que o Deus verdadeiro não proibiu os seus servos de usá-lo, pois Ele revela a Sua vontade como quer e governa sobre tudo. Por exemplo: Neemias lançou a sorte para saber quem viveria ou não dentro das muralhas de Jerusalém, e os apóstolos lançaram a sorte para saber quem seria o substituto de Judas Iscariotes. Mas eles faziam isso quando eram ordenados por Deus e não têm nada a ver com jogos de azar, loterias, jogos de búzios, cartomantes e coisas do gênero. Hoje, o cristão tem o Espírito Santo, e é Ele quem o guiará a uma vida próspera e abençoada, que vai muito além de dinheiro e bens materiais, por isso, o argumento desse pai não é válido.

Em relação ao que ele disse, sobre a loteria destinar parte dos ganhos a obras sociais, é outra justificativa inaceitável. Porque, por mais que as loterias tentem passar a imagem de que ajudam instituições de caridade, já está comprovado que a maioria das pessoas que jogam são as que menos têm dinheiro para gastar nos bilhetes. O apelo do “enriquecimento rápido” é uma tentação forte demais para quem está desempregado e passando por dificuldade financeira, e as chances de levar o prêmio são muito pequenas e isso faz com que muitas pessoas e famílias inteiras sejam prejudicadas, como têm acontecido com a família desse moço. E, por isso, neste caso é pecado!

O pai dele também disse que se ganhar, vai doar parte do dinheiro para a igreja, mas será que ele já parou para pensar que poderia estar usando todo esse dinheiro gasto na loteria, para ajudar pessoas necessitadas? Seria bem melhor, pois há muitos casos de pessoas que ganharam uma "bolada" na Mega Sena e gastaram somente em coisas erradas, com farra, prostituição, acabando em uma situação financeira pior do que antes. Isso porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

Em último lugar, e o mais importante: nós não podemos colocar a fé em outra coisa que não seja em Deus. Isso mesmo! Quantas vezes já ouvimos a frase: "Vou ali na casa lotérica fazer uma 'fezinha!". O certo deveria ser: “Eu tenho fé de que Deus vai me fazer ganhar esse jogo, se for da vontade Dele!”

E, apesar de todas as advertências que eu mostrei neste vídeo, saiba que não é pecado jogar na Mega Sena. Se este jogo fosse clandestino em nosso país e você jogasse, aí sim, você estaria pecando, porque estaria quebrando a lei dos homens. Mas esse jogo é liberado pela Constituição Brasileira e por isso não tem nada de errado.

Um grande erro seria você tirar dinheiro do sustento do seu lar, da boca dos seus filhos para jogar e se tornar um viciado, aí seria um enorme erro. E se você não concorda em jogar na Mega Sena e acha que é errado, então é melhor não jogar, porque a Bíblia diz que “feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova” (Romanos 14:22). Mas aí você não pode nem participar do sorteio da sua igreja, ou até mesmo das rifas beneficentes que são para ajudar obras sociais, porque também faz parte de jogatina e sorteio. Entendeu?


star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados