Não gosto do meu emprego. O que devo fazer?

/uploads/posts/Não gosto do meu emprego. O que devo fazer?

"Pastor, logo que terminei a faculdade, comecei a trabalhar em uma empresa na qual pensei que fosse um emprego temporário, mas cinco anos já se passaram e eu ainda estou nela. Por que Deus não me deu algo melhor, em vez de um emprego que eu não gosto e que não vejo possibilidade de crescimento?"

R: Eu imagino o quanto deve ser frustrante para alguém recém-formado na faculdade ver sua carreira profissional tomar um caminho bem diferente do que sonhava e planejava. Porém, você já parou para pensar que Deus te colocou neste emprego e fez você ficar nele por tanto tempo, porque Ele tem um propósito maior do que os seus? 

Certa vez, Deus falou através do profeta Isaías: "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos" (Isaías 55:8). Então, meu irmão, eu creio que, em vez de ficar se lamentando, você precisa pedir a Deus para que Ele te ajude a enxergar o seu emprego do ponto de vista dEle. E vamos ser sinceros: nem sempre o nosso trabalho é motivante e, muitas vezes, somos obrigados a fazer coisas que não gostamos. Porém, se nos concentrarmos apenas nos problemas ou gastarmos o nosso tempo sonhando com um emprego melhor, nós provavelmente ficaremos irritados, tristes e sem ânimo para trabalhar.

Mas quando começamos a ver o nosso trabalho do ponto de vista de Deus, a nossa atitude se torna muito diferente. Começamos a perceber que o Senhor nos deu esse trabalho para nos abençoar e, quem sabe, abençoar outras pessoas. Por isso ele é importante e precisa ser valorizado. 

Jesus passou a maior parte de sua vida trabalhando como carpinteiro; o apóstolo Paulo, por muitos anos foi um fabricante de tendas. E por mais simples que essas atividades fossem, eles deram o melhor de si e trabalharam sem se queixar. Então tome cuidado para você não se tornar uma pessoa crítica, pois isso poderá até mesmo prejudicar o seu testemunho como cristão.

A Bíblia conta que, desde a criação do mundo, mesmo antes do pecado dominar a humanidade, Deus já havia colocado o homem no jardim do Éden para o cultivar e cuidar dele (Gênesis 2:15). Adão não tinha como meta profissional ser jardineiro, mas ele cuidou do Paraíso porque o próprio Deus confiou essa tarefa a ele. E acredito que você deve fazer como ele.

Isso, porém, não quer dizer que você será obrigado a continuar no seu atual emprego para o resto da vida. Se você acha que o seu tempo nesta empresa chegou ao fim, ore e peça a Deus para abrir uma nova porta de emprego para você. Basta que você faça a sua parte em procurar novas oportunidades e dar o seu melhor enquanto estiver nessa empresa. Lembre-se do que a Bíblia diz: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo" (Colossenses 3:23,24).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados