Macumba pega em filho de Deus?

/uploads/posts/Macumba pega em filho de Deus?

"Pastor, venho de uma família de umbandistas, mas me converti graças a misericórdia de Deus. Alguns primos não aceitam minha nova fé e vivem dizendo que vão fazer trabalhos de macumba contra mim. Posso ser atingido por esses trabalhos, mesmo tendo entregado minha vida para Jesus?"

R: Meu irmão, este tipo de pergunta é uma das mais comuns que já ouvi, e a resposta é: Macumba pega sim e destrói a vida de muita gente, mas não em quem é realmente filho(a) de Deus. (Leia: Como nos tornamos filhos de Deus) A sociedade tenta nos fazer acreditar de que o diabo e inferno não existem e que foram inventados pelo ser humano como forma de representar o mal e a condenação eterna. Entretanto, se lermos a palavra de Deus, vemos que Satanás e seus demônios estão aqui na terra desde a criação de Adão e Eva, e desde então, ele vem tentando destruir a raça humana. O próprio Senhor Jesus foi tentado por Satanás e após vencê-lo, saiu para curar e libertar todas as pessoas oprimidas do diabo (Atos 10:38).

Por isso, saiba que se você arrependeu dos seus pecados e entregou sua vida para Jesus, você foi selado (protegido) pelo Espírito Santo. Veja: "...Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1:13). Isso quer dizer que você agora é propriedade exclusiva dEle:

"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2:9)

"Vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai" (Rm 8:15).

Por você ter se tornado filho de Deus, Satanás não pode te tocar! Veja o que a Bíblia diz: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge" (1 João 5:18). Ou seja: o diabo não tem mais poder contra você. Mas, sabemos que Satanás é conhecido na Bíblia como "tentador" e é dessa forma que ele pode agir contra nós: ele coloca em nossa frente tentações para caírmos em pecado e sofrermos consequências negativas. (Leia: Como vencer as tentações da carne)

Pedro nos alerta para vigiarmos: "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pe 5:8).

Sobre os trabalhos de macumba, feitiçaria e bruxaria que alguém possa fazer contra você ou qualquer outro cristão, serei bem direto: não tenha medo! A Bíblia garante que "encantamentos" não têm poder algum contra o povo de Deus. "Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Vejam o que Deus tem feito!" (Números 23:23).

Outro ponto importante é que ninguém nesse mundo pode amaldiçoar aquilo que Deus abençoou. Certa vez Balaque queria que o profeta Balaão amaldiçoasse a Israel, mas veja qual foi a resposta de Deus ao profeta: "...Não vá com eles. Você não poderá amaldiçoar este povo, porque é povo abençoado" (Números 22:12).

Por isso, caso alguém faça algum trabalho de macumba para prejudicá-lo em alguma área da vida, saiba que isso não tem valor nenhum, pois se você realmente tem Jesus, você já está abençoado: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). Por isso, já que você descobriu que seus parentes estão fazendo trabalhos de macumba contra você, apenas ore pela vida deles e não deixe que o inimigo coloque medo em você. Seus primos não têm noção de que estão nas mãos de Satanás e que precisam ser libertos por Jesus.

O CASO DE JÓ

O diabo também pode agir na vida dos cristãos de outras formas, mas nunca sem a aprovação de Deus. Nesses casos, o Senhor tem um único objetivo: fazer com que Seus planos sejam cumpridos. Veja o exemplo de Jó, um dos homens mais tementes a Deus que conhecemos: "O Senhor disse a Satanás: ‘Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele’. Então Satanás saiu da presença do Senhor" (Jó 1:12). Apesar de Jó ter passado provações terríveis, Satanás não pôde tocar nele. No final, Deus derrotou Satanás e restituiu Jó em tudo o que lhe foi tirado.

Ainda que você esteja vivendo provações muito difíceis (como as que Jó viveu), você deve se lembrar das palavras de Jesus: "...Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33). Jesus já venceu na cruz todos os problemas que você passa hoje, e mesmo se você sentir medo, não se acovarde diante do inimigo. Ore com ousadia e repreenda todo mal em nome de Jesus, crendo que o sangue de Jesus é a garantia de sua vitória!

"Nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos" (Salmos 91:10-11).

LEIA TAMBÉM:
Você está sofrendo um ataque espiritual?
Como não entristecer o Espírito Santo
A luta da carne x espírito

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados