Fumar maconha é pecado?

/uploads/posts/Fumar maconha é pecado?

"Por mais que isso seja proibido pela lei no Brasil, o que há de errado em gostar de fumar maconha? Eu sou cristão, fumo maconha algumas vezes na semana e penso que não estou pecando, afinal, foi Deus quem criou a erva. Estou errado?"

R: Em primeiro lugar, quero te agradecer pela sinceridade. Poucos têm coragem de questionar certos hábitos que acham comum. E em segundo lugar, quero dizer: sim, você está errado! Se uma coisa é ilegal, certamente não será a vontade de Deus para você, pois você está desrespeitando uma lei. Veja o que a Bíblia diz:

"Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. (...) Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra" (Romanos 13:1-7).

Você disse que não consegue ver nada de errado em fumar maconha, já que ela é uma planta natural. Realmente, essa erva foi criada por Deus, como todas as outras plantas existentes no mundo, porém, você realmente acredita que Deus a fez para dominar o ser humano através do vício? De forma alguma! O apóstolo Paulo escreveu: "'Tudo me é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada domine" (1 Coríntios 6:12).

Ou seja: ninguém deve ser escravizado por nada, uma vez que Jesus nos fez livres através do Seu sacrifício na cruz - e a maconha escraviza sim, o corpo e a mente do usuário, quer ele reconheça isso ou não. Eu já fumei maconha por um bom tempo antes de entregar minha vida para Jesus e sei do que estou falando.

Preste atenção nestes dois versículos: "Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina" (2 Pedro 2:19); "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gálatas 5:1).

Foi Deus quem nos deu a nossa mente (assim como o nosso corpo e alma), e Ele não quer que a prejudiquemos, colocando em risco a nossa vida e fazendo com que percamos os nossos sentidos naturais. A Bíblia afirma: "Não se embriaguem, (...) mas deixem-se encher pelo Espírito" (Efésios 5:18).

Eu te pergunto: qual é o lugar que Deus tem em sua vida? Como cristão, você está buscando a vontade dEle, independente de qual seja - ou está apenas querendo a Sua aprovação para o que você tem feito? Seja sincero com você mesmo, mas, principalmente, seja sincero com Deus. Ele te criou, e nada pode te dar mais prazer do que conhecê-Lo verdadeiramente e descobrir qual é a vontade dEle para a sua vida.

Eu sei que um dos efeitos da maconha no cérebro é a sensação de "paz" interior, mas isso dura apenas alguns minutos. Só Jesus Cristo pode te dar a verdadeira paz - aquela paz que dura para sempre. Por isso, não seja enganado pela falsa promessa da maconha e de outras drogas que existem por aí. Só a promessa de Jesus é verdadeira: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá" (João 14:27).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados