É possível ser gay e cristão ao mesmo tempo?

/uploads/posts/É possível ser gay e cristão ao mesmo tempo?

"Pastor, eu sou gay e acredito muito em Deus. Gostaria de saber: a Bíblia aprova algum tipo de relacionamento homoafetivo? Já que Jesus nunca falou nada a respeito disso, eu posso ser um cristão e continuar me relacionando com outros rapazes?"

R: Antes de tudo quero te agradecer pelo contato e dizer que eu louvo a Deus pelo fato de você estar interessado em seguir a Jesus. Sobre as suas dúvidas em relação a sua fé em Cristo e o homossexualismo, vamos por partes:

Em primeiro lugar: você perguntou se a Bíblia aprova algum tipo de relacionamento homoafetivo e a resposta é não, ela não aprova. Está escrito: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24). Isso quer dizer que as relações sexuais são um presente de Deus que deve ser desfrutado apenas dentro de um casamento entre um homem e uma mulher.

Em toda a Bíblia não existe nenhuma exceção que aprove a união homossexual. Ela, na verdade, só condena essa prática. No Velho Testamento isso fica muito claro: "Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante" (Levítico 18:22). E o Novo Testamento concorda com essa proibição, colocando os homossexuais (ativos ou passivos) na lista de pessoas que não herdarão o reino de Deus - a menos que sejam purificadas pelo sangue de Jesus Cristo (leia 1 Coríntios 6:9-11). E existem outras tantas passagens que falam a respeito deste assunto, tais como Gênesis 19; Romanos 1:18-32; 1 Timóteo 1:8-11; e Judas, versículo 7.

No entanto, é muito importante ressaltar que a Bíblia fala apenas do comportamento homossexual, que inclui a prática e as fantasias que as pessoas criam em suas mentes. Mas Deus não julga os pensamentos involuntários que podem surgir nas mentes das pessoas.

Agora, em relação à sua segunda pergunta: realmente, a Bíblia não registra nenhuma palavra de Jesus sobre o homossexualismo, mas nem por isso a prática se torna aceitável por Deus! A Bíblia também não registra falas de Jesus sobre outros pecados específicos. E quando as pessoas perguntaram a Cristo sobre o casamento, Ele lhes disse para se lembrarem do plano de Deus que está escrito em Gênesis: "'Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher e disse: Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe'" (Mateus 19:4-6).

Então, nesse contexto, Jesus tinha sim, algo a dizer a respeito da união homossexual. Se Deus abençoou somente o sexo dentro do casamento entre homem e mulher, por que o Filho contrariaria o próprio Pai? E eu acredito que isso responde a sua pergunta sobre ser cristão e gay ao mesmo tempo. É impossível, pois o homossexualismo vai contra o plano de Deus para as nossas vidas.

Com isso, você precisa se posicionar: você continuará levando uma vida reprovada por Deus, ou abrirá mão dessa prática para O servir? A Bíblia diz: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro" (Mateus 6:24).

Eu imagino que essa mudança de atitude não será nada fácil, mas se você entregar sua vida para Jesus e recebê-Lo como único Senhor e Salvador, Ele vai te ajudar a se libertar do homossexualismo para viver uma vida plena ao lado do Pai, longe do pecado, pois Ele te ama. A Bíblia diz:

"O Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugiam" (Salmos 37:40).

Pode ser que, mesmo após receber Jesus em sua vida, a sua tendência homossexual continue e você ainda sinta atração por outros homens, mas se você entregar a sua sexualidade para Jesus todos os dias, a graça dEle não apenas apagará seus pecados, como irá te transformar em uma nova pessoa. Essa é a promessa do Senhor: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre sexualidade
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados