É pecado torcer para time de futebol e jogar futebol?

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► É pecado torcer para time de futebol e jogar futebol?

Muitas pessoas me perguntam se é pecado torcer para time de futebol e jogar futebol, pois muitas denominações os proíbem de jogar bola. Então fiz este vídeo para esclarecer esta dúvida baseado na Bíblia. Assista até o fim e compartilhe com seus amigos cristãos que torcem para algum time de futebol.

-----
Segundo uma pesquisa, a maior paixão dos brasileiros é o futebol. Esse esporte mexe com a emoção das pessoas não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Independente das questões políticas, religiosas, econômicas ou sociais, o futebol faz parte do cotidiano de todas as sociedades. Mas e o cristão? Será que ele pode jogar futebol? É pecado torcer para algum time?

Algumas denominações proíbem seus membros de participarem de partidas de futebol, nem que seja por brincadeira, e não aceitam de jeito nenhum que eles vistam camisas dos seus times favoritos. Mas o que a Bíblia diz sobre isso? Antes de dar uma resposta, quero que você reflita sobre a sua liberdade cristã. A Palavra de Deus diz que nós somos livres, mas que devemos ter cuidado para não dar lugar à nossa carne. Veja o que está escrito:

“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.” (Gálatas 5:13)

O futebol é um jogo muito divertido, faz bem para a saúde e nos ensina a trabalhar em equipe. E a Bíblia não condena a diversão, por isso nós podemos jogar bola e até mesmo assistir a uma partida de futebol na televisão ou no estádio, desde que isso não atrapalhe a nossa comunhão com Deus.

Infelizmente, muitas pessoas apaixonadas por futebol vão além de jogar, torcer e acompanhar os resultados dos jogos. Dentro do campo de futebol, muitos cristãos revelam quem realmente eles são e começam a xingar, brigar e até machucam seus companheiros porque não conseguem controlar a raiva. Outros são tão fanáticos ao torcer pelo time que acabam humilhando as pessoas ao fazer piadas de mau gosto. Ao invés de darem um bom testemunho para seus amigos que não são crentes, acabam afastando-os de querer conhecer a Deus, porque não vivem o que pregam.

Conheço também pessoas que sofrem muito quando seu time perde, e quando ganha, ficam muito eufóricas. Elas são tão apaixonadas por futebol que ele domina a sua mente, seus sentimentos e a sua vontade. Porém, o apóstolo Paulo disse que existem certas coisas que não são pecaminosas em si mesmas, mas que podem nos dominar, e por isso devemos ficar longe delas, pois se tornam um embaraço em nossas vidas.

E talvez você me pergunte: “Pastor, e usar camiseta de um time de futebol? É pecado?” Não, não é. Mas eu nunca vestiria uma camiseta de um time para ir ao culto, por exemplo, porque nós devemos ser prudentes. Você pode ir ao shopping, encontrar com seus amigos e familiares usando a camisa do seu time, mas o culto é um local para buscar a Deus com outros irmãos. E por falar nisso, devemos tomar cuidado para não deixar de ir ao culto ou outras programações da igreja por causa do futebol. Deus deve ser sempre a nossa prioridade!

E será que o cristão pode ser um jogador profissional? Não há nada de errado nisso. Jogar futebol é uma profissão honesta, como qualquer outra, mas ele deve entender que as chances de ficar famoso e ganhar dinheiro são pequenas e que ele poderá enfrentar muitas tentações durante a sua jornada e por isso precisa pedir força e sabedoria a Deus para fazer o que é certo.

Nós estamos em ano de Copa do Mundo e é muito gostoso torcer pela Seleção. Basta agirmos da maneira correta e Deus se agradará de nós. Se você discorda de tudo o que eu falei, tome cuidado para não ser uma pessoa radical, legalista, que proíbe tudo (Leia Colossenses 2:20-23). Nós temos o direito de nos divertir e Deus gosta de nos ver felizes, desde que o futebol não atrapalhe a nossa comunhão com Ele.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre o que é pecado
Perguntas sobre outros assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados