Devo parar de orar por algo que tenho pedido há muitos anos?

/uploads/posts/Devo parar de orar por algo que tenho pedido há muitos anos?

"Pastor, por muitos anos eu tenho implorado para que Deus atenda um pedido meu, mas Ele nunca atendeu. Acho que Ele já está cansado de tanto que eu O importuno com essa oração. Você acha que eu devo parar de orar a respeito disso?"

R: Em muitos casos, Deus nos chama para continuar orando por algo específico por muitos e muitos anos, e nós devemos estar sensíveis a esse toque dEle. Por exemplo: eu conheço casos de maridos e esposas que oraram pela conversão dos seus cônjuges durante muitos anos, até que o tempo de Deus chegou e o pedido foi atendido.

Mas, às vezes Deus responde certas orações com um 'não' definitivo, e quando esse é o caso, não devemos continuar orando por esse pedido, implorando ou exigindo que Ele mude de ideia e nos dê o 'sim' que tanto queremos. Deus leva tão a sério as decisões dEle que nos ordena a fazer o mesmo - "Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno" (Mateus 5:37).

Deus não sente prazer em aborrecer os Seus filhos, da mesma forma que Ele não sente prazer na dor, na morte, na aflição e na tristeza daqueles que Ele mesmo criou para a Sua glória. Porém, quando o Senhor percebe que os nossos caminhos e o nosso coração estão indo na direção contrária à Sua vontade, Ele não pensa duas vezes em dizer 'não'. Ele faz isso porque nos ama e não quer que nos afastemos da Sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).

O 'não' de Deus significa que Ele nos ama e que se preocupa conosco. A nossa visão é limitada, mas Ele consegue enxergar coisas que nós não podemos ver. Ele sabe todos os caminhos que ainda vamos trilhar e deseja nos conduzir em vitória em todas as circunstâncias da vida. Então lembre-se: Deus te ama muito e te conhece muito melhor do que você mesmo! Está escrito: "Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua" (Provérbios 16:1).

E como você pode saber se Deus disse 'não' à sua oração? Comece refletindo sobre o verdadeiro motivo de você ter feito esse pedido. Seja sincero: você está buscando a vontade dEle acima de tudo ou está preocupado apenas consigo mesmo? Deus não prometeu responder todas as nossas orações; Ele só prometeu atender aquelas que estão alinhadas com a Sua vontade e fará tudo no tempo dEle e não no nosso. A Bíblia diz: "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5:14).

Além disso, analise se o seu coração fica em paz toda vez que você ora, pois muitas vezes a vontade de Deus é revelada através da paz que sentimos. Está escrito: "Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações..." (Colossenses 3:15).

A oração é um dos maiores privilégios que temos. Então, coloque a sua vida nas mãos do Senhor e peça para que a vontade dEle seja feita "assim na terra como no céu" (Mateus 6:10).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre vida cristã 
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados