Devemos ter medo de Deus?

/uploads/posts/Devemos ter medo de Deus?

"Pastor, sei que a Bíblia fala que devemos amar a Deus, mas como eu poderia amar alguém que vai me julgar e, talvez, me enviar para o inferno? Eu não consigo amar a Deus; eu só consigo ter medo dEle. Fui criado em uma doutrina muito rígida e, agora que cresci, tenho sofrido muito com isso."

R: Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que existem dois tipos de medo: o medo bom (que te previne de tomar decisões erradas) e o medo ruim (que te impede de avançar na vida e por isso precisa ser vencido).

Nós devemos sim ter medo de Deus, mas não esse medo mau que tem tirado a sua paz e feito com que você não consiga amar Aquele que é digno do nosso amor. O medo que devemos sentir do Senhor é aquele que coloca temor em nosso coração; aquele que nos faz respeitá-Lo e ter reverência pelo Seu poder e glória. Esse medo é um reconhecimento de tudo que Deus é, e tudo o que Ele pode fazer.

E a Bíblia afirma que o temor a Deus nos traz vida, satisfação, confiança, segurança para os nossos filhos, proteção do mal, etc. O salmista escreveu: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!" (Salmos 111:10).

Já o Livro de Provérbios diz: "O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas" (Provérbios 19:23); "Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte" (Provérbios 14:26,27).

Agora, em relação ao julgamento de Deus... É verdade! Deus é bom, mas também é um juiz justo e um dia teremos que comparecer no Juízo Final. Está escrito: "Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (Hebreus 4:13).

No entanto, o que você mais precisa entender agora é que o amor que Deus tem pela sua vida é muito maior do que você pode imaginar! Como eu sei disso? Eu sei porque Deus desceu à terra na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, e deu a própria vida para abrir a porta do céu para você! Deus não quer que você vá para o inferno; e a única coisa que pode te justificar no dia do Juízo é o sangue do Cordeiro derramado na cruz. Veja:

"Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!" (Romanos 5:7-9).

Então, meu irmão, não pense em Deus como um juiz severo que está pronto para te esmagar, porque Ele não é assim! Deus é um Pai amoroso que deseja que você O conheça verdadeiramente. E quando isso acontecer, você O amará mais do que qualquer outra coisa em sua vida!

LEIA MAIS:
Perguntas sobre situações de crise
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados